;

Especiais

Mundo| 60% das mulheres assumiram maior parte das funções da casa na pandemia

 

Cnnbrasil| Foto: Reprodução 

Novo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado em dezembro de 2021, mostra o impacto da pandemia da Covid-19 na vida das mulheres.

A análise, de nome “Cuidados na crise: desigualdade de gênero no trabalho remunerado e não-remunerado durante COVID-19”, considerou a realidade dos 25 países que compõem o grupo.

Segundo o estudo, 61,5% das mães de crianças menores de 12 anos afirmam que assumiram a maioria ou a totalidade dos trabalhos de cuidado extra, enquanto apenas 22,4% dos pais relatam o mesmo. Os pais também concordam que as mães cuidam mais da vida familiar.

Além disso, mães de crianças menores de 12 anos foram o grupo com maior probabilidade de passar da condição de empregada para não empregada entre o 4º trimestre de 2019 e 3º trimestre de 2020, na média entre os países.

A OCDE chama atenção para um termo novo que vem crescendo no debate econômico. A organização afirma que as sociedades estão vivendo uma “shecession” ou “momcession”, termos que em inglês fazem a união de ‘recessão’ com as palavras “elas” ou “mãe”, ou seja, o desemprego voltado às mulheres e, especialmente, às mães.

Esse movimento, de acordo com a analista de Economia da CNN Thais Herédia, é muito grave para a economia. “Além das mulheres perderem a capacidade de ocupar vagas, de voltar rapidamente ao mercado de trabalho, elas ainda encontram uma renda menor do que aquele que tinha quando precisaram sair”.

Outro ponto levantado pelo relatório é que, no caso em que a mãe continuou empregada e o pai ter perdido o emprego, ela continuou sendo responsável pela maior parte dos cuidados com a casa e os filhos.

Neste cenário, a renda dela continua sendo menor, mesmo que a análise tenha contemplado os membros da OCDE que são, em sua maioria, países desenvolvidos.

Os dados mostram que a participação das mães em empregos remunerados pouco fez para mitigar a desigualdade nas condições de trabalho não remunerado.

Especialmente em países onde as escolas e creches ficaram mais tempo fechadas, a situação das mulheres se agravou substancialmente. As mães suportavam o peso do trabalho adicional não remunerado de cuidado e, correspondentemente, sofriam as penalidades do mercado de trabalho.

Em contrapartida, os países que conseguiram limitar os dias de fechamento das escolas tendem a ter menores disparidades de gênero no trabalho não remunerado. Além disso, países com níveis historicamente mais altos de gastos com apoio à família também experimentaram níveis mais baixos de desigualdade no trabalho não remunerado na pandemia.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.