;

Especiais

Como (e por que) começar a fazer exercício físico em 2022

SAÚDE | ESPORTE

Fonte: GQ  Foto:  Rawpixel



O início de um ano novo é, para muitos, oportunidade de recomeçar, traçar metas, começar uma mudança de vida, podendo ter a saúde como um dos focos principais. Os hábitos ruins ficam no ciclo passado e surge a chance de melhorar alimentação e rotina. Para te ajudar com isso, selecionamos algumas dicas (e motivos) para começar algum exercício físico em 2022.

E aqui, como explica o professor de Educação Física António Sakuvango, não se trata da corrida para o trabalho, na conexão do metrô ou da atividade física necessária para o expediente. É o exercício físico, que geralmente é feito no momento de lazer e é estruturado, sistematizado e controlado.

Quem precisa fazer exercício físico?

“Atividade física é recomendada para todos”, diz categórico o professor, citando estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde). A organização apontou, em 2020, que até 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas por ano se a população global fosse mais ativa, considerando que 1 em cada 4 adultos não atinge os níveis recomendados de atividade física.

O especialista explica que até pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão, asma, câncer, entre outros) podem se beneficiar com as práticas. No entanto, é recomendado fazer uma avaliação antes de começar o exercício, tendo algum problema de saúde ou não.

Antes de tudo, corra para os profissionais

Para aqueles com problemas mais graves, o recomendando é a realização de exames com acompanhamento de um médico, para garantir que se pode exercitar com segurança. Claro que outros grupos também pode se consultar, mas uma outra opção é uma análise com  profissionais de Educação Física.

“Essa consulta tem o objetivo de conhecer o paciente, seu histórico de vida e identificar possíveis doenças ou riscos à saúde do mesmo, se for identificado um problema encaminhamos imediatamente ao médico”, diz António.

Como escolher o exercício físico certo?

No geral, o professor explica que existe uma recomendação da caminhada como a forma ideal para começar a prática de atividade física, para todas as idades. Porém, uma outra boa opção é pelo que dava prazer na infância

“Algumas pessoas gostam de andar de bicicleta, jogar futebol aos finais de semanas, caminhar ao ar livre, nadar, jogar vôlei, pular corda, enfim… Aí identificamos um começo, ou recomeço, do exercício físico”, conta.

Como não perder o ânimo e manter a rotina  de exercícios

António trata a correria do dia a dia como um dos maiores desafios para a prática do exercício físico. “Estamos sempre atrasados e no final do dia só resta o cansaço e aquela vontade de desistência. Essa é uma das partes mais difíceis nos dias de hoje, a consistência”.

Para ele, uma das saídas para não desistir é treinar com um personal trainer ou um amigo(a) mesmo. A ideia é ter alguém que te ajude na motivação, crie uma pacto para incentivar um ao outro a seguir.





Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.