;

Especiais

Economia| Agronegócio bate recorde de exportações em 2021

 
R7| Foto: Luan Jhonantan

Apesar dos impactos em decorrência da pandemia da Covid-19, o agronegócio brasileiro bateu recorde de exportações em 2021, com receita de US$ 110,7 bilhões até novembro deste ano. Foi o melhor desempenho do setor, superando inclusive o recorde anterior registrado em 2018, de U$$ 101,2 bilhões.

Os dados fazem parte do relatório divulgado, nesta quarta-feira (8), pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária). Durante coletiva online, a confederação apresentou ainda o balanço de 2021 e as perspectivas para o próximo ano.



Em 2021, o Brasil exportou para mais de 120 países, sendo que China, Estados Unidos, União Europeia, Tailândia e Japão foram responsáveis por 63% do total das exportações do agro brasileiro. A soja foi o produto mais procurado, especialmente pela China. Maior comprador do Brasil, a China diversificou neste ano e adquiriu outros produtos além da soja, como é o caso do algodão.

“O que percebemos é que a China ainda compra muito mais em valor do que em quantidade de produtos. Vamos mudar isso ampliando as nossas ações. Estamos buscando parcerias dentro daquele país e investimento em e-commerce, um dos canais mais fortes de compra por lá”, explicou a diretora de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra.

Apesar das restrições impostas pela China em relação à compra de carne bovina devido à doença conhecida popularmente como "mal da vaca louca", a exportação da proteína cresceu.

"Não foi um problema sanitário, pelo contrário. Entendemos que houve uma jogada de mercado. De uma hora para outra, eles deixaram de comprar a carne brasileira. Apesar disso, não reduzimos a quantidade da nossa exportação em termos de dólares, principamente porque estamos diversificando a venda para outros países", disse o presidente da CNA, João Martins.

A CNA adiantou a sinalização da Rússia, que já foi um dos maiores compradores do Brasil, de que vai retomar a compra de carne bovina brasileira.

Safra recorde e maior custo

A previsão para 2022 é uma safra de grãos recorde, com 289 milhões de toneladas, o que representa 14% mais que a safra deste ano. No entanto, o custo de produção deve ser um dos mais altos da história em razão do cenário de permanência de alta dos custos com os insumos.

Neste ano, o produtor rural já teve que conviver com o aumento de mais de 100% nos custos com fertilizantes e defensivos para soja e milho, tendência que deve se manter no próximo ano.

"Tivemos muitos problemas neste ano como alta da energia, do combustível, transporte e custos dos ingredientes de produção, entre outros fatores. O importante é que o brasileiro entenda que não existe um processo especulativo por parte do produtor. Quem determina o preço é o mercado", ressalta o presidente da CNA, João Martins.

Nesse contexto, ainda de acordo com a CNA, alguns fatores devem determinar o comportamento da safra 2021/2022 e ser acompanhados de perto no próximo ano: a questão da logística, o abastecimento de insumos, especialmente os problemas de importação da matéria-prima dos fertilizantes, e o fenômeno climático La Niña.

Apesar desses desafios, a expectativa para o próximo ano é de crescimento em ritmo menor do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, entre 3% e 5% em relação ao deste ano, segundo a CNA e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Em 2021, o PIB do agronegócio deve fechar o ano com expansão de 9,37% em relação ao de 2020.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.