;

Especiais

Geral| Projeto que veda o passaporte da vacina em MT é aprovado em primeira votação na AL


G1MT. Foto: Reprodução/EPTV

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou nesta semana, o projeto de lei 780, que proíbe que o Poder Público exija o passaporte da vacina contra Covid-19 para ingressar em estabelecimentos comerciais e congêneres. O projeto foi apresentado pela deputada Janaina Riva (MDB).

O público foi mobilizado para acompanhar o debate da galeria da Assembleia, eles vaiaram os deputados que eram contra a proposta e aplaudiam os parlamentares favoráveis. O projeto foi rejeitado na Comissão de Saúde da Assembleia, mas aprovado pelo plenário. Com 13 votos o parecer da Comissão foi derrubado pelos deputados.

Janaina Riva defendeu o direito à liberdade dos mato-grossenses, disse ser vacinada com as duas doses dos imunizantes contra Covid-19 e que defende as vacinas. Ressaltou que a discussão não pode ser sobre a efetividade da vacina, mas sobre a liberdade e citou como exemplo o fato do cidadão ser barrado de entrar em igrejas. “Ninguém pode ser barrado de entrar em uma igreja”, disse.

Principal defensor do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia de Mato Grosso, o deputado Gilberto Cattani (PSL) destacou que a liberdade individual deve prevalecer e destacou que a doença é nova e que pouco se sabe sobre ela, questionando os dados da ciência com relação à pandemia.

Também defensor do presidente, o deputado Xuxu Dal Molin (PSC) criticou o fechamento do comércio, durante o período crítico da Covid-19, também fez críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e fez defesa da liberdade.

O deputado Valdir Barranco (PT) foi um dos que se manifestaram contra o projeto de Janaina, segundo ele, o STF, já definiu que o coletivo se sobrepõe ao direito individual. O deputado lembrou que foi uma das vítimas da Covid-19, em Mato Grosso e destacou que só ficou doente por conta do atraso do governo na imunização. O petista ficou internado por 80 dias.

Ludio Cabral (PT) disse que não cabe à Assembleia Legislativa apreciar projeto quando nem sequer foi colocada em prática no estado. Ludio lembrou que apenas 42% dos mato-grossenses estão completamente vacinados com a segunda dose ou com a vacina de dose única.

O petista lembrou que os países com melhores índices econômicos do mundo estão adotando o passaporte para incentivar a vacinação.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.