;

Especiais

ÁGUA PARA O FUTURO| Municípios de Alto Araguaia e Alto Taquari participam de capacitação

 
MPMT. Por Ana Luíza Anache

O projeto Água para o Futuro foi oficialmente lançado nos municípios de Alto Araguaia e Alto Taquari nesta segunda-feira (9), com o início da capacitação das equipes locais que ficarão responsáveis pela identificação, monitoramento, recuperação e preservação das nascentes na região. A primeira fase do curso de formação consiste no módulo teórico, com apresentação do projeto, dos requisitos técnicos, equipamentos básicos e procedimentos metodológicos para confirmação e caracterização hidrogeológica das nascentes, bem como do meio biótico e dos danos ambientais.

O procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, titular da Procuradoria Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, ponderou que a preocupação dos prefeitos de Alto Araguaia e Alto Taquari em proteger as nascentes e cuidar das cidades os tornam gestores diferenciados. Destacou a finitude da água potável e a importância de preservar esse recurso de modo a evitar problemas urbanos de outras naturezas, como a falta de alimento.

“O Água para o Futuro resgata algo que não vislumbrávamos, que é procurar água nas cidades e protegê-la. Desse modo, como cidadão, vejo o trabalho do Ministério Público de Mato Grosso e a parceria com os prefeitos como um motivo de ficar mais esperançoso nessa luta social que temos para a proteção dos nossos recursos hídricos”, destacou, enfatizando a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso e de pesquisadores na criação e desenvolvimento do projeto. 

Coordenador do projeto, o promotor de Justiça Daniel Balan Zappia fez um resgate histórico desde a criação até o processo de interiorização da iniciativa. Explicou que o objetivo do Água para o Futuro é proteger as nascentes, garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável para a presente e as futuras gerações. E salientou o caráter preventivo do projeto, que passou a orientar a atuação do poder público e a expansão do perímetro urbano nas cidades em que foi implantado, de modo a preservar o patrimônio natural.

Ludmilla Evelin de Faria Sant’ Ana Cardoso, promotora de Justiça da comarca que abrange os dois municípios, reforçou a soma de esforços necessária para a implantação do projeto em Alto Araguaia e Alto Taquari, de modo a resguardar e recuperar as nascentes, “verdadeiros tesouros”. Para ela, a proteção dos recursos hídricos é uma das questões mais importantes na seara ambiental. 

“Concretizamos aqui, a partir de hoje, o Planejamento Estratégico Institucional, uma vez que a interiorização do Água para o Futuro é um dos projetos estratégicos do MPMT para o quadriênio 2020-2023. Além disso, concretiza o que entendemos como Ministério Público Resolutivo, que chama a sociedade para o diálogo, antevê os problemas e tenta resolvê-los da melhor forma possível, como estamos fazendo aqui”, afirmou, agradecendo a confiança depositada pelos municípios, a adesão dos participantes da capacitação e o apoio do MPMT para realização do treinamento.

A capacitação prossegue com o módulo prático nos dias 25, 26 e 27 de agosto, que inclui a realização de visita técnica em seis nascentes a serem definidas. No dia 30, haverá então o segundo encontro virtual para elaboração conjunta dos relatórios técnicos. 



Gestores municipais - A prefeita de Alto Taquari, Marilda Garofolo Sperandio, reforçou que o Água para o Futuro vem ao encontro dos anseios do município. “É uma preocupação da nossa gestão preservar as nascentes dos rios Taquari e Araguaia, que nascem aqui no município, nos tornando, geográfica e ambientalmente falando, muito importante e um verdadeiro divisor de águas”, disse. O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo Anicezio, frisou que a chegada do projeto ao município representa um norte para a questão ambiental e que fará o que for preciso para preservar esse patrimônio natural.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.