;

Especiais

Agro| Atraso de até 4 semanas para o período chuvoso em MT deve causar impactos na agricultura, diz climatologista

 
G1MT. Foto: Silas Ismael

O começo do período chuvoso em Mato Grosso está entre 3 e 4 semanas atrasado em comparação com algumas décadas atrás, conforme o climatologista Celso Oliveira, do Climatempo.

Segundo ele, o período de estiagem tem sido maior a cada ano no estado.

Celso explica que o atraso do período chuvoso é possível perceber um atraso na regularização das chuvas .

Ele ressalta que a falta de chuva atrapalha uma das maiores economias do estado, que é a agricultura.

“Vamos pensar na economia de Mato Grosso, que é altamente dependente da agricultura. Temos duas safras, ou seja não é ideal. O ideal é que tenha período úmido mais longo e não que diminua”, afirmou.

Segundo Celso, foi observado um atraso na plantação da soja no ano passado.

Como consequência, 40% do milho safrinha em Mato Grosso foi plantado fora da janela de tempo considerado normal.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.