;

Especiais

Saúde| Mais de 12% das crianças de até 9 anos estão com sobrepeso ou obesas em MT

 
G1MT

O último levantamento feito pelo Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), do Ministério da Saúde, em 2020, aponta que 12,4% das crianças com idade entre 0 e 9 anos estão com excesso de peso em Mato Grosso.

Os dados foram apresentados no lançamento da campanha sobre a obesidade infantil, com o tema 'Vamos prevenir a obesidade infantil: 1,2,3 e já!', no dia 10 deste mês.

Conforme a pesquisa, 7,7% desse público está com sobrepeso e 4,7% com obesidade. O estudo revela ainda que 4,6% das crianças nessa mesma faixa etária estão abaixo do peso.

Apesar disso, o estado tem 62,4% crianças com o peso adequado, segundo o Ministério da Saúde.

Neste ano, a campanha contra a obesidade infantil do Ministério da Saúde reforça a responsabilidade da população por cuidar e incentivar crianças a adotarem uma alimentação saudável e praticar atividades físicas.

Os dados da pesquisa, feita em 2019, mostraram que as maiores prevalências de excesso de peso (sobrepeso + obesidade) foram encontradas nas regiões Sul (11,9%) e Sudeste (10,5%) e Nordeste (10,4%), enquanto as regiões Norte (7,9%) e Centro-Oeste (7,0%) apresentaram as menores prevalências.

Além disso, já estão em risco de sobrepeso, 22,2% das crianças da região Sul, 18,4% da região Sudeste, 18,2% da região Nordeste, 16,4% da região Norte e 14,5% da região Centro-Oeste. O levantamento avaliou 14.558 crianças menores de 5 anos.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.