;

Especiais

Economia| MT vai ser responsável por quase 30% da safra nacional, estima Conab

G1MT| Alexandre Perassolli/TVCA

A previsão para a colheita de grãos da safra 2020/2021 em Mato Grosso é de 73,4 milhões de toneladas. A expectativa caiu em relação à safra anterior, que era de 74,8 milhões de toneladas. O estado é responsável por quase 30% da produção de grãos no país.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


A previsão para colheita no Brasil é de 262,13 milhões de toneladas. O estado é o principal produtor de milho e soja no Brasil e líder na produção de grãos.

A seca teve impacto negativo na safra de grãos. No país, é uma queda de 9,57 milhões de toneladas comparada à estimativa do mês anterior, mas mesmo assim, a colheita será superior à do ano passado.


O 9º levantamento da safra de grãos divulgado pela Conab mostra que a falta de chuva e as condições climáticas afetaram as estimativas de produção nas lavouras.

O milho, principal cultura cultivada na segunda safra, deve apresentar uma redução na produtividade impactado pela baixa ocorrência de chuvas entre os meses de abril e maio.


Por causa disso, a estimativa é que a produção total do cereal chegue a 96,4 milhões de toneladas, isso representa uma redução de 6% sobre a produção do ano passado.

A queda esperada se deve, sobretudo, ao retardamento da colheita da soja que refletiu no plantio de quase metade da área de milho na segunda safra, que foi plantado fora do período considerado ideal.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.