;

Especiais

Economia| Consumo de carne bovina cai 30% depois do aumento do preço, diz Imea

G1

O consumo de carne bovina no estado teve uma queda de 30% em maio deste ano em comparação com maio de 2020, conforme levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia e Agropecuária (Imea).


A alta nos preços dos cortes bovinos desde o início da pandemia é o principal motivo pela queda no consumo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço das carnes, em geral, subiu 35% no país em um ano.


Além disso, houve um crescimento recorde na arroba do boi gordo e a exportação para China aumentou, fatores esses que também contribuíram para o aumento do preço e baixo consumo.

A baixa procura pela carne bovina continua em queda. O levantamento semanal do Imea apontou uma queda no consumo de 1,27%, de abril para este mês.

Com a carne mais cara, a opção agora é substituir o alimento por frangos e suínos.

Em um açougue de Cuiabá, caiu pelo menos 50% as vendas por causa do preço.

O Brasil atingiu o menor índice de consumo de carne bovina desde o começo da série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento, que começou em 1996. Cada brasileiro consome, em média, 26,4 quilos de carne por ano. A queda no país foi de cerca de 14% em comparação com 2019, antes da pandemia.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.