;

Especiais

Região| Costa Rica confirma variante mais letal do coronavírus

MsTodoDia

Costa Rica confirmou, nesta segunda-feira (24), pelo menos dois casos da variante P1 da covid-19. A cepa é considerada mais transmissível e com maiores chances de agravamento dos casos.

A confirmação foi realizada por estudo da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgada por meio de boletim.


Conforme divulgado, a variante surgiu em Manaus, variante descendente da linhagem B.1.1.28.

“Variante de preocupação, indicada por algumas pesquisas como altamente transmissível e maior potencial de gravidade”, aponta a SES.

Ao site local, MS Todo Dia, a enfermeira responsável pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Hospitalar de Costa Rica, Helizandra Garcia Barcelos Cardoso, destaca que os cuidados contra a doença ainda são os mesmos.


“Porém hoje o que muda são as variantes da doença. As variantes P1 e P2 são mais agressivas, e os pacientes se agravam mais rápidos”, esclarece.

Na Fundação, ela comenta que já é perceptível o agravamento causado pelas novas variantes.

“Já temos um tempo que percebemos que a evolução clínica dos nossos pacientes estava mais agressiva, porém essa pesquisa só confirmou nossas suspeitas”, disse.

Por isso, segundo as autoridades de saúde, é preciso seguir as medidas de biossegurança, como, por exemplo, lavar as mãos frequentemente, usar máscaras ao sair de casa, evitar aglomerações.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.