;

Especiais

Mato Grosso| Casos de feminicídio aumentam 58% em 2020 em comparação com 2019

 

G1MT| Imagem Istock

Os casos de feminicídio aumentaram 58% em Mato Grosso em 2020 em comparação com 2019. Os dados, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) de Mato Grosso, apontam que foram 62 casos entre janeiro e dezembro de 2020. No mesmo período de 2019 foram 39.

Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência da violência doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualificação do crime de homicídio em 2015 e é considerado crime hediondo.

Os dados da Sesp mostram que, em média, cinco mulheres foram mortas todo mês em 2020 em Mato Grosso: janeiro (5), fevereiro (5), março (6), abril (5), maio (6), junho (6), julho (2), agosto (6), setembro (4), outubro (3), novembro (8) e dezembro (6).

A média de mulheres assassinadas em 2019 foi de 3 por mês.

Em novembro de 2020, quando a taxa do aumento estava em 42% até aquela data, a presidente da Comissão de Direito da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT), Clarissa Lopes, havia comentado, em entrevista ao G1, que a pandemia e o isolamento social foram dois fatores que contribuíram para o estouro de casos.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.