;

Especiais

Agro| ‘Agronegócio evitou que desemprego chegasse a 1 milhão de pessoas’

Canal Rural| Foto: Luan Brunk

Uma pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostrou que o número de trabalhadores no agronegócio cresceu 1,3% no terceiro trimestre de 2020, na comparação com o trimestre anterior, somando 217 mil trabalhadores.

Ao analisar os números, o comentarista do Canal Rural, Benedito Rosa, afirma que o setor produtivo contribuiu para a redução do desemprego no país.

“A perda de mercado de trabalho no Brasil foi de 883 mil pessoas no terceiro trimestre do ano passado. Enquanto isso, o agro criou 217 mil empregos. Ou seja, o Brasil teria perdido 1 milhão e 100 mil empregos nesse período não fosse a contra partida que o agro deu nesse sentido”, destaca.

Ainda segundo o comentarista, os dados do Cepea servem para mostrar a importância social do setor. “Aqueles que acham, por razoes ideológicas, que o agronegócio não tem importância do ponto de vista social, já que no lado econômico é impossível de se negar, estão aí os números. O mercado de trabalho só performou porque o agro foi pujante”, reforça Benedito Rosa.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.