;

Especiais

Saúde| MT tem taxas de mortalidade por Aids e de contaminação por HIV em grávidas acima da média nacional

 
Da Redação com G1| Foto: Getty Images via BBC

As taxas de mortalidade por Aids e de contaminação por HIV em gestantes em Mato Grosso, em 2019, estão acima da média nacional. Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados na terça-feira (1º) - Dia Mundial contra a Aids -, apontam o estado como 5º na lista de grávidas infectadas com o vírus e o 10º em mortalidade.



A taxa é de 3,3 casos a cada mil gestantes infectadas no estado, enquanto a média nacional é de 2,8. Das 134.328 mil gestantes infectadas com HIV no país, entre janeiro de 2007 e junho de 2020, 6% são do Centro-Oeste, sendo que Mato Grosso é que mais teve casos na região.


Entretanto, no Brasil, o Rio Grande do Sul é o que registrou a maior taxa: 9,0 casos a cada mil nascidos vivos, seguido de Santa Catarina (5,0), Rio de Janeiro (4,4), Roraima (4,4), Pará (3,7), Alagoas (3,3), Amazonas (3,2), Pernambuco (3,2), Sergipe (3,1), Rondônia (3,1) e Paraná (2,9).

IST

O HIV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que não possui cura, porém existe tratamento, que ajuda na diminuição das chances de transmissão, além de evitar que a pessoa desenvolva a Aids. A diferença entre as duas doenças é quando uma pessoa convive com o vírus sem desenvolver sintomas e a Aids é o estágio avançado da infecção.

Com Aids, a pessoa pode adquirir outras doenças a partir da imunidade baixa causada pelo vírus como pneumonia e tuberculose. No Brasil, em 2019 foram diagnosticados 41.909 mil novos casos de HIV e 37.308 mil casos de aids pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam).



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.