;

Especiais

Saúde| Médicos alertam, comer pão pode provocar danos cerebrais graves

© Shutterstock

Uma reação má ao glúten pode causar tonturas, deixar os indivíduos mais apáticos e desatentos, reporta um artigo publicado no jornal britânico The Mail on Sunday.

A condição chama-se ataxia do glúten e ocorre quando o sistema imunológico reage negativamente ao glúten, que está presente em alimentos como o pão, massa, cereais e até cerveja - atacando partes do cérebro.


Nos casos mais sérios, alguns pacientes podem experienciar sintomas semelhantes à incidência de um acidente vascular cerebral (AVC), como por exemplo ter dificuldade para falar ou caminhar, incluindo paralisia. Sendo que se não for tratada a condição pode causar danos cerebrais permanentes.

O The Mail on Sunday mostrou o caso de Lorraine de South Yorks, na Inglaterra, que disse à publicação que pensou que estava "perto de enlouquecer".

Os sintomas da mulher de 65 anos evoluíram de tal modo que a dado momento chegou a usar muletas para se movimentar.

De início confusos, os médicos não conseguiam entender o que se passava de errado com Lorraine, tendo em conta que a condição é muitas vezes confundida com outras.

"Quando fui pela primeira vez ao médico em 2008, disseram-me que era a menopausa", disse Lorraine.

"Fui encaminhada para um neurologista, que realizou testes para um possível AVC, mas os resultados estavam normais".

Só mais tarde e à medida que a saúde da mulher se deteriorava é que a mesma foi referida ao professor Marios Hadjivassiliou no Ataxia Centre, em Shefflied, que conseguiu finalmente diagnosticá-la e prescrever-lhe um tratamento simples - uma dieta sem glúten.


Infelizmente, a fala de Lorraine permanece arrastada e assim ficará por toda a sua vida, segundo os médicos.

A condição pouco conhecida está intimamente ligada à doença celíaca,com pacientes 16 vezes mais propensos a desenvolver ataxia do glúten. Pensa-se que as duas condições sejam provocadas pelo mesmo defeito genético.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.