;

Especiais

PET| Por que perder um animal pode ser mais doloroso que morte de pessoas queridas

Hypeness|Foto: Internet

Um artigo na revista Popular Science veio para investigar e confirmar aquilo que muitos de nós já sabe na prática: a morte de um animal de estimação pode ser tão ruim ou mesmo pior que a perda de um parente ou amigo.  Nossa relação com os animais próximos mudou muito ao longo dos séculos, e, cada vez mais, nossos pets tornam-se parte real da família, da vida e da mais profunda intimidade – e assim, sua ausência também se intensifica, assim como a dor da perda.

Baseado em dados americanos – que podem, no entanto, serem totalmente aplicados ao Brasil, com variações em eventuais porcentagens mas não em intensidade – o artigo explica que a perda de um animal costuma ser nosso primeiro enfrentamento direto com a morte.  A decisão que quase sempre se toma pela eutanásia do bicho em sofrimento, ainda que seja totalmente para seu bem, pode trazer o acrescimento do sentimento de culpa sobre a dor da partida.

Não é exagero dizer que um animal de estimação interfere diretamente na maneira como moldamos nossa vida – nossos horários, viagens, nossos custos, a maneira de ser e funcionar de uma casa, e muito mais. O animal se tornou parte real da família, e a confirmação também pode ser científica: quando olhamos nos olhos de um bicho, indica o artigo, pode se reconhecer a liberação de ocitocina tanto em nós quanto no animal, também conhecido como “o hormônio do amor” – o mesmo hormônio liberado quando pais olham para seus filhos bebê.

Outros fatores, no entanto, intensificam tal sentimento: enquanto a perda de uma pessoa pressupõe diversos rituais que podem ajudar no atravessamento do luto, a perda de um animal e a exposição de tal dor não são bem vistas pela sociedade. Os animais, porém, dividem conosco nossa casa, nossa intimidade, nossas sentimentalidades. Mais do que a afirmação de ideias, o fato é que a perda de um bicho pode ser traumática e intensa, e aceitar a existência de tal processo é o princípio para se melhor atravessa-lo – e o jeito mais empático de se lidar com a dor alheia. Quem já perdeu um animal amado sabe – mesmo que jamais tenha podido dizer na época.

O artigo na integra pode ser lido, em inglês, aqui.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.