;

Especiais

Mato Grosso| Esquema de fraudes em licitações era composto por 5 núcleos e tinha participação de políticos, servidores, famílias e 'laranjas'


Do G1| Foto: Internet

O esquema de fraudes em licitações investigado pela Polícia Federal era composto por quatro núcleos e tinha a participação de políticos, servidores públicos, famílias e 'laranjas'. Nessa quarta-feira (9), a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em 11 municípios de Mato Grosso e em São Paulo durante a operação 'Chapéu de Palha'.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), que representou pela prisão temporária, pela busca e apreensão e pelo sequestro de bens de supostos integrantes da organização criminosa, o grupo era voltado para a prática de fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro em Alto Taquari, Juscimeira, Jaciara, Itiquira, Dom Aquino e São Pedro da Cipa.

Conforme o documento em que o G1 teve acesso, a investigação baseou-se em dados obtidos no Relatório de Inteligência Financeiros (RIF) e em quebras de sigilos bancários judicialmente autorizadas, nos quais constatou-se movimentação entre empresa vencedora de licitação e servidores públicos supostamente envolvidos no esquema.

De acordo com o MPF, a organização atuava na região sul do estado com o propósito de desvios de recursos públicos. A partir de 2013, a Construtora Pirâmide, em conjunto com as empresas Ivaldo Rocha de Freitas & Cia Ltda. e UP Projetos e Construções Ltda., teria fraudado licitações em municípios no sul de Mato Grosso.

O G1 entrou em contato com as empresas citadas, mas não obteve retorno até a publicação deste matéria.

Durante investigação da Controladoria-Geral da União (CGU), foram identificados repasses das empresas contratadas para prefeitos, vereadores, secretários, engenheiros, fiscais de obras, familiares de deputado estadual e movimentações bancárias suspeitas entre parlamentares e servidores.

Ainda segundo a investigação, essas empresas se revezavam para vencerem licitações e distribuírem propina aos agentes públicos.

O MPF informou que haveria, em face da fiscalização realizada pela CGU, sinais indicativos de fraudes em processos licitatórios que representam um prejuízo de R$ 155,9 mil, e a identificação de 493 transações financeiras suspeitas, que movimentou mais de R$ 3,6 milhões, representativos de vantagens pagas e recebidas por agentes públicos de forma indevida.

Cinco núcleos

Conforme a representação, o grupo era divido em cinco núcleos: coordenação, gerencial, operacional, acessório e execução.

Na coordenação das atividades, estariam os irmãos Odanir Bortolini (Nininho) – deputado estadual -, e Humberto Bortolini – prefeito de Itiquira.

O advogado do deputado Nininho informou que ele não tem nenhuma ligação com as empresas investigadas e que, se for intimado, vai prestar os devidos esclarecimentos.

O prefeito Humberto Bortolini não se posicionou até a manhã desta quinta-feira (10).

O grupo gerencial seria composto pelo engenheiro responsável por obras da empresa Pirâmide, e os pais dele.

Na parte operacional, estariam envolvidos os proprietários das empresas que mantém contratos de obras com as prefeituras.

Já o grupo acessório, conforme o documento, seria integrado por assessores de deputados estaduais, em nome dos quais foi movimentada uma grande quantidade em dinheiro.

O último grupo, chamado de execução, estariam integrados servidores e agentes públicos municipais e estaduais, além de laranjas e familiares dos envolvidos.

“A prisão temporária é a medida cautelar cabível aos grupos de coordenação, gerencial, operacional, acessório e de alguns do grupo de execução. Os primeiros por terem o poder de decisão e direcionamento e por haver indícios de serem os chefes da organização criminosa. O gerencial por serem os que possuem controle sobre os processos e por realizarem a distribuição das propinas. O operacional por realizarem os contratos com as prefeituras e distribuírem propinas, e o grupo de execução por darem auxílio nos procedimentos fraudulentos e serem os destinatários das propinas”, diz o MPF na representação.

Além dos grupos identificados, segundo a PF, ficou constatado que outros deputados estaduais estariam sendo beneficiados pela organização criminosa e recebiam, por meio dos operadores financeiros identificados, valores indevidos.

'Chapéu de palha'

A Polícia Federal deflagrou, nessa quarta-feira (9), a operação 'Chapéu de Palha' que cumpriu mandados de busca e apreensão em 11 cidades de Mato Grosso e em uma no interior de São Paulo. Gabinetes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foram alvos.

O gabinete do deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), foi alvo da operação. Outro gabinete visitado foi do suplente de deputado, Romoaldo Júnior (MDB), que ainda tem sala no prédio da Assembleia porque assumiu temporariamente a vaga durante a licença da deputada Janaína Riva. Também foram citados, o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) e o ex deputado Mauro Savi.

Ao todo, 130 policiais federais cumpriram 39 mandados de busca e apreensão. A operação buscou provas para a investigação que apura fraudes em licitação e pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.

A operação foi realizada em Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alto Taquari, Itiquira, Juscimeira, Jaciara, São Pedro da Cipa, Dom Aquino, Alta Floresta e em Votuporanga, interior de São Paulo.

Por meio de nota, o deputado estadual Dilmar Dal'Bosco (DEM), que teve um mandado de busca e apreensão cumprido em sua casa, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, afirmou que trata-se de um processo que corre em segredo de Justiça, no Tribunal Regional Federal (TRF-1), por envolver acusados que possuem foro privilegiado.

Ele ressalta que não é réu, não é indiciado e nem tão pouco investigado, apenas, foi alvo de busca e apreensão de documentos em sua residência particular, na tentativa de encontrar documentos que poderiam ligá-lo com os acusados.

Ainda por meio de nota, Dilmar diz que seu gabinete, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, não foi, em momento algum, alvo de busca e apreensão e que, sequer, houve visita de qualquer policial federal ou outros.

O suplente de deputado, Romoaldo Júnior, não quis se manifestar.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa do ex deputado Mauro Savi.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), afirmou que a operação 'Chapéu de palha', no Centro Político Administrativo de Cuiabá, não tem relação com a atual legislatura.

"Essa é uma investigação que não tem relação com a Assembleia, não tem nenhuma relação com a atividade parlamentar, é uma relação deles comercial. Então eu não tenho muito o que falar, porque não é nada relacionado à Assembleia. Não tem relação nenhuma, não são fatos de agora, são fatos de outras legislaturas, então não tem nada que atrapalhe", disse ele.



 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.