;

Especiais

Mato Grosso| AMM recomenda aos gestores adoção de medidas para evitar aglomerações neste final de ano

Da AMM

A Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, encaminhou uma nota de recomendação a todos prefeitos, baseada nas orientações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado, em relação as medidas a serem tomadas devido ao aumento de casos da Covid-19, nas últimas semanas, em todo o País e em Mato Grosso.

Considerando a aproximação do final do ano, com as comemorações do Natal e do Reveillon, período tradicional de festas com queima de fogos e shows, que geram aglomerações de pessoas. A alerta é para que os gestores adotem medidas para evitar as aglomerações que tem como consequência, o aumento da contaminação pelo novo coronavírus.  

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressalta a necessidade do cancelamento dos eventos nos municípios, a fim de evitar uma segunda onda de expansão da pandemia. “É extremamente necessário que os gestores e técnicos municipais estejam sempre atualizados e trabalhando em consonância com as orientações dos órgãos de saúde, para a prevenção e cuidado da população, diante do crescimento de casos da Covid-19”, disse ele, uma vez que a capacidade de propagação do vírus é rápida e exige maior atenção para a notificação e a intervenção nos casos que se agravam.


Vários municípios de Mato Grosso já editaram decretos cancelando as festas de Reveillon. O avanço do contágio do vírus, coloca não só o estado, mas os municípios em uma situação delicada, uma vez que boa parte das prefeituras não possuem capacidade de atendimento de casos graves da doença, o que demanda transferências de pacientes. Além disso a oferta de leitos hospitalares não foi suficiente desde o início da pandemia na maioria dos municípios. “Sem a adoção das medidas preventivas, se torna inevitável um novo pico de contágio da doença, uma chamada segunda onda, como já vem acontecendo em alguns Estados e Países”, argumentou.
Os gestores municipais são recomendados a cancelar os eventos promovidos pelo poder público ou por instituições privadas, além da restrição do número de pessoas em bares e restaurantes durante o período festivo, bem como as medidas necessárias aos estabelecimentos para o devido distanciamento, higienização e exigência do uso de máscara.

A Secretaria de Saúde notificou até este sábado, dia 19 de dezembro, 171.959 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, e registrados 4.320 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Os dados vem sendo divulgados diariamente, desde o início da pandemia.  As orientações para o momento, poderão ser reavaliadas conforme mudanças no cenário nacional e estadual de evolução da Covid-19.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.