Alto Araguaia| Cidadãos já podem fazer a comunicação de venda de veículo no cartório
Da redação com Detran-MT Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT
O serviço de comunicação de venda do veículo já está sendo realizado em 54 cartórios de Mato Grosso com sistema interligado ao Detran-MT, Alto Araguaia foi contemplado com o sistema. CONFIRA AQUI A LISTA DOS CARTÓRIOS .
A opção de comunicar a venda direto no cartório é possível por meio de um termo de parceria entre o Detran-MT e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg), assinado em agosto de 2019.
Antes da parceria do Detran e Anoreg, tanto vendedor quanto comprador precisavam ir ao cartório para reconhecer firma e depois ir a alguma unidade do Detran para comunicar a venda e fazer a transferência para o nome do novo proprietário.
Agora, quem vendeu o veículo tem a opção de fazer o comunicado no cartório e somente quem comprou ainda precisa comparecer ao Detran para realizar a transferência de propriedade.
Como comunicar a venda
Ao vender o veículo, o proprietário e o comprador devem assinar o Certificado de Registro do Veículo (CRV) no campo de “vendedor” e “comprador” e reconhecer firma em cartório. Em seguida, o vendedor deve solicitar a cópia autenticada do documento, frente e verso, e pode comunicar a venda em algum dos cartórios interligados ao Detran ou nas unidades da Autarquia no Estado.
O valor para comunicado de venda no Detran-MT é de R$ 22,69. No cartório o serviço custa R$ 67,09. Após a compensação da taxa, a ativação do comunicado de venda será automática.
Caso o cidadão escolha comunicar a venda em alguma unidade do Detran, o serviço é feito somente de forma presencial e mediante agendamento prévio, através do site da Autarquia. CLIQUE AQUI PARA AGENDAR
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.