;

Especiais

Brasil| Como justificar o voto pelo aplicativo e-título nas eleições 2020

                     
Foto| Divulgação

Durante o 1° turno das eleições que acontece no próximo domingo (15), muitos eleitores não poderão comparecer até as urnas para votar em seu candidato para prefeito e vereador portanto, terão que justificar ausência junto a Justiça Eleitoral. 

Para facilitar a vida dos eleitores que não puderem comparecer as urnas no dia do pleito, o TRE permitirá que os cidadãos justifiquem ausência através do aplicativo “e-Titulo” que conta com outras novidades já nesta eleição. 

A possibilidade é considerada pelo TSE a novidade das eleições 2020. A plataforma possui um mecanismo de georreferenciamento que possibilita saber a localidade do usuário. A permissão da localização é solicitada para quando o local de votação do eleitor tem geolocalização cadastrada. Nesses casos, será possível que o eleitor acesse a rota de sua posição atual para o seu local de votação. 

Portanto, o eleitor que estiver em seu domicilio eleitoral no dia do pleito o aplicativo não aceitará o envio do requerimento de justificativa. O eleitor poderá realizar o processo no dia 15 de novembro pelo aplicativo somente de 7h às 17h ou comparecendo a qualquer seção eleitoral do local em que estiver e preencher o formulário. 

Para realizar o processo usando o e-Título o eleitor precisa seguir os seguintes passos: 

1° - Na tela principal do aplicativo, o usuario deve selecionar o campo “Mais opções”; 

2° - Em seguida, marcar a opção: “justificativa de ausência; 

3° - Selecionar o período eleitoral que deseja justificar, (1° turno 15 novembro) depois preencha o campo com sua justificativa e o campo seguinte com seu e-mail; 

4° - Por fim, colocar em anexo um documento que comprove a sua justificativa;

No dia da eleição, o aplicativo é útil porque informa ao eleitor o seu local de votação, inclusive com o endereço. Além disso, os eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico não precisam levar a via impressa do título e nem um documento com foto, já que a via digital disponibilizada no aplicativo é o suficiente. 

Nos 60 dias seguintes ao dia da votação, o eleitor ausente por qualquer motivo também poderá  justificar a ausência nos cartórios eleitorais, no Sistema Justifica e pelo e-Título porém, nesses casos, será exigida a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência. Após esse prazo, o eleitor ficará sujeito a multa.








Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.