;

Especiais

Mato Grosso| Criminosos criam site falso de leilões de veículos e Detran-MT faz alerta

           

G1 | Foto Divulgação 

Criminosos criaram um site falso de leilões de veículos nesta semana para aplicar golpes em usuários. O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) emitiu um alerta nessa terça-feira (27) para práticas ilegais.

Segundo a autarquia, foram recebidas denúncias a respeito de um site que se diz do Detran-MT e divulga leilões de veículos. O endereço na internet (https://leiloesdetranmt.org/gov/home) é falso e não representa leilões oficiais do estado.

A atividade desse mesmo site foi denunciada há dois meses à Polícia Civil.

Já essa nova denúncia foi realizada e encaminhada à Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia da Polícia Civil (GECAT), responsável por denúncias dessa natureza.

O Leilão do Detran-MT é uma das modalidades de licitação específica com base nos artigos 271 e 328 do Código de Trânsito Brasileiro e se trata de um procedimento realizado por leiloeiros cadastrados na Junta Comercial do Estado. Todo o procedimento de leilão é publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site oficial da autarquia, além do acompanhamento pela Comissão Especial de Leilão do órgão.

O Detran-MT oferece um canal de informações eletrônico localizado na página da autarquia na internet. No Site Oficial, o usuário pode obter quaisquer informações sobre os procedimentos e serviços, inclusive informações sobre leilões oficiais (https://www.detran.mt.gov.br/aptos-a-circular).

Como proceder

1) Para se assegurar que está consultando o site correto do Detran-MT, verifique que o endereço (URL), assim como todos os sites governamentais, termina com a extensão “.GOV.BR”;

2) Não abra arquivos anexados (normalmente são programas executáveis criados para causar danos ao computador ou celular com a finalidade de roubar dados pessoais);

3) Não acione links para endereços da Internet (mesmo que esteja escrito o nome do Detran-MT);

4) Se por acaso recebeu alguma mensagem sobre este site, exclua imediatamente a mensagem e denuncie (Ouvidoria Detran-MT 65 3615.4644).




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.