;

Especiais

Agro| Resolução do Conama que permite queima de embalagens de agrotóxicos em fornos de cimento entra em vigor; entenda

 G1 / Foto: TV TEM/Reprodução

Começou a valer na última quinta-feira (8) uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que autoriza a queima de lixos tóxicos em fornos utilizados na produção de cimento, permitindo, entre outras coisas, a queima de embalagens de agrotóxicos.

A alteração das regras para o chamado coprocessamento foi um pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e conta com o apoio dos produtores de cimento. Eles defendem que essa técnica permite melhor aproveitamento de resíduos e que a nova norma segue padrões internacionais.

Outro setor que se beneficiou foi o da indústria de pesticidas, que tinha esse pleito desde 2016, mas afirma que foi pega de surpresa com a mudança.

Segundo esse setor, a intenção é de incinerar apenas as embalagens não lavadas, que representam cerca de 6% do que é recolhido e contêm poucas quantidades de agrotóxicos.

Para especialistas, no entanto, os fornos de cimento não são preparados para queimar esse tipo de embalagem, podendo deixar no ar fuligem e gases que podem fazer mal às pessoas e animais.

Porém, destacam que a mudança não é um “cheque em branco”. Isso porque a nova resolução do Conama não altera a lei de agrotóxicos que define, desde 2002, que agricultores devem devolver as embalagens de pesticidas a quem eles compraram.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.