;

Especiais

Mato Grosso| Indea alerta sobre pacotes de sementes da China entregues a moradores sem que tivessem sido encomendadas

                  

G1 / Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) fez um alerta sobre pacotes de sementes não solicitados que seriam vindos da China que estão sendo endereçados a cidadãos comuns em pequenos pacotes atrelados à diversas compras realizadas como se fossem um brinde.

Em Mato Grosso, três casos de pacotes com sementes já foram registrados.

Em alguns casos, de acordo com o Indea, até mesmo pessoas que não tenham solicitado qualquer mercadoria daquele país têm recebido estas embalagens.

A orientação é que, no caso de recebimento de pacotes suspeitos, as pessoas não sejam abertos e que os cidadãos mantenham as embalagens originais preservadas.

Não plantem, manipulem, nem joguem no lixo o conteúdo e encaminhem imediatamente a embalagem (preferencialmente inviolada) à unidade do Indea mais próxima ou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que realizarão os procedimentos necessários.

De acordo com o Indea, o material tem procedência e qualidade desconhecida, podendo ser um potencial veiculador de patógenos ou espécies de plantas daninhas exóticas e potenciais causadores de prejuízos econômicos à sanidade vegetal.

O risco é que, com o cultivo, pragas ou doenças que não existem no Brasil, possam ser introduzidas. A orientação do Ministério para quem receber esse material, é para que entregue em alguma unidade do órgão ou ainda em unidades do Indea.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.