;

Especiais

Economia| Produção de carne bovina deve cair mais de 6% neste ano em MT, diz instituto

 

Frigorífico de carne bovina — Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reduziu de 2% para 1,5% a estimativa de crescimento do setor agropecuário neste ano, principalmente porque a produção de carne bovina deve cair 6,3%.

 

A expansão será puxada pelas lavouras de café, trigo, arroz, cana-de-açúcar e soja.

 

No ano que vem, a agropecuária deve crescer 3,2%.

 

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o número de animais abatidos no estado caiu quase 4,5% na última semana. Entre os motivos, sete frigoríficos que continuam com as atividades suspensas ou estão em férias coletivas. Há outras indústrias que diminuíram os abates porque adotaram medidas de prevenção como, por exemplo, o distanciamento entre os funcionários que trabalham na linha de produção. Com o consumo fraco, a tendência das empresas é frear a produção e diminuir os estoques para não ter carne sobrando nas gôndolas.

 

Quanto as exportações, dados do Ministério da Economia e Comércio Exterior mostram que houve um recuo expressivo nos embarques de carne do Brasil para outros países nos primeiros 15 dias de abril, uma redução de quase 30%.





Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.