;

Especiais

Mato Grosso| Governador sanciona projeto que dá direito a jovens de baixa renda viajar de graça


G1

O governador Mauro Mendes (DEM) sancionou o projeto de lei encaminhado pela Assembleia Legislativa sobre a obrigatoriedade de reserva de vagas no sistema de transporte coletivo interestadual para jovens de baixa renda e a divulgação, nos guichês dos terminais rodoviários do município e/ou pontos de venda de passagens interestaduais. O veto parcial sobre a obrigatoriedade de multas foi publicado no Diário Oficial que circulou nesta terça-feira (9).

 

Conforme o governo, a Procuradoria Geral do Estado opinou pelo veto parcial ao projeto de lei alegando a inconstitucionalidade do projeto, pela “invasão da competência privativa da União para legislar sobre trânsito e transporte, já que o dispositivo prevê multa para aqueles que infringirem direito inerente ao transporte interestadual, direito este que fora instituído por lei federal, e a sanção (multa) pretendida pelo Projeto de Lei nº 216/2019 não fora prevista ou autorizada pela norma federal competente para tratar da matéria”.

 

No projeto, o autor, deputado estadual Thiago Silva (MDB), argumentou que milhares de jovens mato-grossenses estudam ou trabalham em municípios distantes de onde residem. Para ter acesso ao benefício, o jovem deveria apresentar renda familiar inferior a dois salários mínimos. Segundo o projeto, seriam reservadas duas vagas para esses jovens em veículos acima de 20 poltronas e uma vaga para veículos com 10 ou menos lugares.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.