;

Especiais

Alto Araguaia| Novo decreto traz medidas restritivas à circulação de pessoas e mudanças no atendimento público e privado

Assessoria de Comunicação 

População e classe comercial devem ficar atentas às novas medidas para restringir o avanço do coronavírus (Covid-19) em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Entre diversas medidas contidas no Decreto nº 46 de 20 de junho, discutidas pelo Comitê de Resposta Rápida, está a restrição de circulação de pessoas de grupo de risco no âmbito do território municipal, além de horários de atendimento para comércio em geral e circulação de pessoas. O documento é válido por 15 dias prorrogáveis.

No grupo de risco, estão pessoas com mais de 60 anos, diabéticos, hipertensos, com insuficiência renal e respiratória crônicas, doença cardiovascular, câncer, gestantes e lactantes. O grupo é orientado a permanecer em quarentena domiciliar e circular apenas em casos de extrema necessidade, como de saúde. Em relações de emprego, o empregador deve garantir a utilização dos EPIs necessários às pessoas do grupo de risco.

Outra normativa está na proibição de circulação de pessoas em praças e locais de uso público após às 20h (horário de Brasília). O documento reforça também a proibição de atividades de lazer ou evento que cause aglomeração, como festas particulares. O atendimento presencial em órgãos públicos (Municipais, Estaduais e Federais) também está proibido, exceto os destinados a promoção social, serviços de saúde e correios. Já as aulas da rede pública e privadas estão proibidas até a duração da classificação de alto risco, conforme prevê o Artigo 5º do Decreto Estadual nº 522/2020.

O novo decreto estabelece ainda horário de funcionamento no comércio local. De segunda à sexta-feira, o limite de funcionamento é até às 20h, enquanto que aos sábados, às 12h. Após os horários, estabelecimentos destinados ao preparo e comercialização de alimentos prontos para o consumo, podem funcionar somente delivery, até às 22h, e retirada no local, até às 20h, com proibição de venda de bebidas alcoólicas. Já aos domingos, não haverá atividades comerciais. Farmácias e drogarias, clínicas médicas e hospitais particulares, clínicas veterinárias, laboratórios, distribuidora de água e gás de cozinha e serviços de venda de combustíveis, poderão manter seu funcionamento desde que obedeça às recomendações.

Os bares, conveniências e similares poderão funcionar apenas para a venda, sendo vedado o consumo de bebidas no local. Deverão também limitar o número de clientes em suas dependências, obedecer aos dias e horário de funcionamento, conforme o Artigo 8º.


Nos supermercados, mercearias, açougues e afins, além do estabelecimento de fluxo de controle e medidas de distanciamento, deverão utilizar de termômetro infravermelho para a realização da aferição de temperatura dos clientes e impedir a entrada de pessoas febris. O prazo para regularização com a aquisição do aparelho é de 10 dias.

O documento também traz medidas para salões de beleza, manicures, barbearias, estúdios de maquiagem e afins. Além de obedecer os dias e horários, deverão manter o uso de máscara, promover desinfecção rotineira de materiais e bancadas, estabelecer agendamento sem espera de clientes no local. Os profissionais também deverão usar luvas descartáveis substituídas a cada atendimento. Nos estúdios de maquiagem e manicures, poderão utilizar apenas materiais cosméticos de propriedade do cliente. Caso os profissionais apresentem qualquer sintomas de Covid-19, deverão suspender suas atividades.

“Enquanto prefeito, não estou para tomar as medidas mais fáceis, porém as mais corretas visando zelar pela saúde da nossa população. Temos trabalhado para prevenir e cuidar. Todas as medidas são discutidas em comitê formado por secretários, vigilância, membros da sociedade civil organizada”, pontua o prefeito municipal, Gustavo Melo.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.