;

Especiais

Feminicídio| Mulher golpeada pelo marido na presença do filho em Alto Taquari não resiste a ferimentos e morre em Rondonópolis

A Polícia Civil de Alto Taquari transferiu na tarde desta quinta-feira (14), Francisco Ramos dos Reis, 31 anos, suspeito de matar a esposa com golpe de faca. A vítima identificada como Janaina Inácio, 25 anos,natural de Pedra Preta-MT, foi socorrida e transferida para Rondonópolis, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quinta-feira.

Segundo informações, os vizinhos ouvindo a discussão na noite de terça-feira(12) acionaram a polícia, no entanto, o crime não pôde ser evitado, pois ao chegarem no local, os militares depararam com o suspeito em pé segurando o filho do casal. Já esposa foi localizada no sofá  da casa agonizando. Ainda com vida, a vítima teve os primeiros atendimentos na Funsat e logo em seguida transferida para Rondonópolis onde veio a falecer. O filho do casal está no Abrigo Municipal.

De acordo com os dados apresentados, a Região Integrada de Segurança Pública (Risp), 207 homicídios foram registrados neste trimestre em Mato Grosso, 25 são vitimas feminina, e 13 foram identificados como feminicídio. O levantamento foi feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEAC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), com base nos dados lançados no Sistema de Registro de Ocorrências Policiais (SROP) e informações fornecidas pelas Diretorias Metropolitana e de Interior da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT).


Canais de ajuda

As mulheres que precisam de auxílio podem recorrer ao Disque 180, e às Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher ou qualquer delegacia do município que reside. Há ainda o Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública de Mato Grosso, que atende pelo telefone (65) 3613-8204, e no Edifício Top Tower Center, na Capital, e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso: (65) 3613-9934.


O que é feminicídio ?

Feminicídio é um termo de crime de ódio baseado no gênero, amplamente definido como o assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou em aversão ao gênero da vítima -misoginia-, mas as definições variam dependendo do contexto cultural.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.