;

Especiais

Covid19| Mato Grosso tem um dos piores índices de isolamento social do país, aponta pesquisa

G1

O índice de isolamento social para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus em Mato Grosso chegou a 41,7% no domingo (10) e foi um dos piores no país.

 

O levantamento é feito pela empresa de tecnologia In Loco, que tem feito um acompanhamento nacional sobre o assunto, com base em dados de 60 milhões de brasileiros, usuários de vários aplicativos de smartphones.

 

Até esta segunda-feira (11), Mato Grosso registrou 19 mortes. O último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontou 519 casos de Covid-19 em Mato Grosso.

 

De acordo com o levantamento, o índice não ultrapassou pouco mais de 40% na última semana em Mato Grosso. No dia 4 de maio o índice estava em 39,3%. No dia 5, 38%, e ficou em 39% entre os dias 6 e 7.

 

Já na sexta-feira (8) o índice caiu para 37%. No sábado (9) chegou a 38%, sendo o segundo pior do país, perdendo apenas para Goiás, que teve 37% de isolamento.

 

Situação em Mato Grosso

 

Os servidores do governo de Mato Grosso retornam ao trabalho em carga horária diária para oito horas a partir desta segunda-feira (11), em escala de revezamento, conforme decreto publicado na sexta-feira (8).

 

O revezamento de servidores públicos em escala de dias alternados foi adotado desde março e se estendeu após o novo decreto.

 

As aulas presenciais nas escolas e universidades públicas e privadas de Mato Grosso continuam suspensas por tempo indeterminado, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Já o retorno das aulas na rede municipal de Cuiabá está previsto para o dia 18 deste mês.

 

 

O comércio de Cuiabá e Várzea Grande foi reaberto no dia 27 de abril após decretos municipais flexibilizarem as medidas de combate ao novo coronavírus. As atividades comerciais da capital estavam suspensas desde o dia 23 de março. Já da região metropolitana desde 26 de março.

 

Pesquisa

 


A tecnologia da In Loco é embarcada em aplicativos de parceiros e clientes (bancos e grandes varejistas, por exemplo). Os usuários que voluntariamente instalam esses softwares podem ou não permitir a coleta de dados pela In Loco, que informa claramente as finalidades previstas na sua política de privacidade.

 

A única informação coletada é a localização dos celulares, que é utilizada para fins de autenticação e verificação de segurança e antifraude, além de contagem de visitas em determinados estabelecimentos.

 

"Toda essa captação é feita sem identificar as pessoas. A tecnologia da In Loco foi desenvolvida de forma a não coletar dados de identificação civil, como nome, RG, CPF e e-mail", explicaram representantes da empresa. Os dados anônimos de localização coletados são agregados e transformados em estatísticas que são compartilhadas com órgãos públicos.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.