;

Especiais

Alto Taquari| Lei torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores, funcionário r alunos da rede municipal de ensino

Foto Google

Professores e funcionários da rede municipal de ensino infantil e básico deverão ser capacitados em primeiros-socorros. É o que determina a Lei 1122/2020, sancionada e publicada no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios - Mato Grosso que circulou na sexta-feira (13). O projeto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores na seção da última segunda-feira (9) é de autoria do vereador Ivan Borba e Marcia Buscariol.

De acordo com as informações, a lei tem como objetivo fazer com que as escolas ensinem os alunos técnicas básicas de primeiro, assim como capacitar todos os professores e servidores da educação.
A capacitação ficará por conta dos profissionais da área da saúde ou pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

Além do curso de capacitação em primeiros socorros, “as Escolas Municipais deverão manter, em suas dependências, pessoal treinado durante todo o período em que houver aulas, assim como “kits de Primeiros Socorros”, em conformidade com o treinamento recebido”.

Homenagem

O texto recebe o nome de Lei Lucas, em homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP).


Desde então, Alessandra Zamora, mãe do menino, iniciou um movimento pela obrigatoriedade de as escolas oferecerem cursos de primeiros socorros aos funcionários. Desde outubro já há uma lei federal nesse sentido.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.