;

Especiais

AgroMT| Inovações tecnológicas reduzem custos e aumentam produtividade no campo


G1 MT

Inteligência artificial, drones, softwares, são algumas das tendências que são utilizadas atualmente para a transformação da agricultura.


Pesquisas e protótipos de tecnologias vêm sendo desenvolvidos por empresas e instituições na tentativa de automatizar as atividades no campo e ampliar a competitividade do setor, com a redução de custos e de tempo.

O G1 conversou com o Otávio Celidônio, coordenador do AgriHub, espaço destinado a inovação e tecnologia de MT, e ele explicou as vantagens de utilizar a tecnologia no agronegócio.


Conheça algumas das vantagens:


Redução do tempo gasto com as atividades

O coordenador explica que, antigamente, caso o produtor quisesse fazer agricultura de precisão, precisaria coletar solos, mapa, cruzar os mapas de vegetação com solos e outras séries informações e, a partir disso, fazer análises de forma manual.

"Atualmente, existem plataformas que fazem isso de forma automatizadas e em questão de minutos." destaca Otávio. Ele explica que isso impacta também no aumento da produtividade.

Maior precisão nas operações agrícolas

De acordo com Otávio Celidônio, coordenador do AgriHub, espaço destinado a inovação e tecnologia de MT, o uso dos aparatos tecnológicos no agronegócio diminuiu o tempo de tomada de decisão no campo.

Ele explica que para cada processo - manejo, plantação, controle de pragas, venda - o produtor tem novas ferramentas que o auxiliam a conseguir o melhor resultado de forma mais precisa e que isso

Reduz custos e aumenta o lucro


Atualmente, plataformas auxiliam o produtor em todos os processos de forma automatizadas. "Hoje é possível saber, através de algoritmos, a previsão climática, os melhores sensores, o momento ideal para fazer a pulverização ou até se é necessário antecipar colheita, tudo por plataformas digitais.", explica Otávio.

Ele esclarece que essas possibilidades reduzem custos na produção.

"Um exemplo é a decisão sobre pulverização. Uma plataforma pode informar que o procedimento agendado para uma hora específica deve ser feito mais tarde por causa das condições climáticas previstas. Se fosse feito antes, o processo seria perdido pela chuva e o gasto iria ser desperdiçado, já que o processo teria que ser refeito." aponta.

Ele conclui que, dessa forma, o trabalho vai ser feito na hora certa e os custos serão reduzidos, aumentando assim a lucratividade.

Melhor gestão agrícola da propriedade

Além disso, a tecnologia auxilia os produtores a fazerem negócio de forma mais precisa. Hoje, há a gestão de comércio e gestão das próprias fazendas sendo auxiliadas por plataformas e aplicativos digitais, que ajudam o produtor a cuidar das finanças de acordo com o mercado local.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.