;

Especiais

Mato Grosso| UFMT faz estudo para construir asfalto usando material reciclável


Do G1

Um estudo para a construção de asfalto usando material reciclável está sendo desenvolvido por alunos e professores do curso de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O produto começou a ser testado nesta semana em trechos da BR-364 e BR-163.


Conforme a pesquisa, é possível incluir até 30% do material já utilizado em novas massas asfálticas.

A universidade informou que a massa asfáltica é feita com Resíduos de Pavimentosa Asfálticos (RAP) e pode ser usada em regiões com alta temperatura e tráfego pesado.

O estudo também conta com o apoio da concessionária que administra as rodovias.
De acordo com a UFMT, o material reaproveita o fresado que, conforme o estudo, é o material superficial removido das rodovias durante o processo de recuperação do pavimento, que antes era descartado.

O fresado passa pela secagem, peneiramento, homogeneização, determinação da granulometria, densidade e teor de ligante, antes de ser aplicado.

O objetivo final é usar a tecnologia em futuras obras de implantação e restauração em todo o trecho da BR-163, que vai de Itiquira à Sinop.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.