;

Especiais

Mato Grosso| Lei que obriga coleira e focinheira em cães de médio e grande porte é sancionada


Com informações do G1

Foi sancionada nessa quarta-feira (8) uma lei estadual que proíbe a circulação de cães sem coleira, guia curta de condução e focinheira, em locais públicos e com grande circulação de pessoas. O projeto foi apresentado no ano passado pelo deputado estadual Sílvio Fávero (PSL), depois dele ter sido atacado no rosto por um cachorro.


A nova lei foi assinada pelo governador Mauro Mendes (DEM) na terça-feira (7) e sancionada no dia seguinte.

A lei proíbe a circulação e a permanência de cães de médio, grande e gigante porte sem o uso de coleira, guia curta de condução e focinheira em espaços públicos e locais em que haja concentração de pessoas, como ruas, praças, jardins e parques públicos, e nas proximidades de hospitais, ambulatórios e unidades de ensino público e particular.

O texto define o porte dos cães da seguinte forma:

Médio: de 36 a 49 cm de altura e peso entre 15 e 25 kg

Grande: de 50 a 69 cm de altura e peso entre 25 e 45 kg;

Gigante: acima de 70 cm e peso entre 45 e 60 kg

Os cães que se enquadrarem nesses critérios devem usar coleira, guia curta de condução e focinheira, com no máximo de dois metros de comprimento, além da focinheira.

O dono que infringir a lei pode ser multado em 10 Unidades Padrão Fiscal (UPF), que equivale a R$ 1.460.

O valor da multa será dobrado em caso de reincidência.

No entanto, existe exceção para cães-guia e cães farejadores usados por equipes de resgate.

Fávero foi atacado no rosto por um cachorro enquanto assistia um torneio de futebol e passou alguns dias internado. Ele foi submetido a uma cirurgia para a reconstrução das pálpebras por causa dos ferimentos e retornou à Assembleia usando curativos no rosto.

O animal de raça pertence a uma família que estava no local.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.