;

Especiais

Geral| Dentran-GO começa a emitir registro e licenciamento de veículos online para impressão em casa



G1

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) começa a emitir a partir dessa quinta-feira (30) o registro e licenciamento de carros pela internet e também para serem impressos em casa. O novo sistema promete dar mais agilidade, reduzir custos, mas sem perder a segurança.


O presidente do Detran, Marcos Roberto Silva, disse que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) fica disponível na internet após o pagamento de impostos e multas relacionados ao veículo. Os motoristas que quiserem ter o documento enviado pelo Detran precisarão fazer uma solicitação expressa, ou pessoalmente ou pelo aplicativo do órgão nos smartphones.

Além de ser disponibilizado online, o documento também poderá ser impresso em casa pelo próprio motorista e valerá como um documento oficial. Para evitar fraudes, o licenciamento terá um QR Code.

“Ele traz todas as informações do veículo e também do proprietário do veículo. Isso facilita a verificação pelos órgãos de segurança. Quando você é parado em uma blitz, em uma situação de verificação, então o próprio policial pode verificar o QR Code”, disse o presidente do Detran.

A mudança vai gerar uma redução de custos para o cidadão e para o órgão. “Essa mudança vai gerar uma economia para o cidadão no valor de R$ 48,08, no caso se precisasse tirar a segunda via. Agora, não vai ter mais essa cobrança de segunda via. Para o órgão, vai gerar uma economia de R$ 5,9 milhões”, explicou.

Além disso, a expectativa é dar mais agilidade aos processos. O documento é liberado em cerca de duas horas após o pagamento dos impostos necessários. “Aquelas pessoas que estão querendo viajar, elas pagam o documento, em duas horas o documento é liberado, ela imprime e pode viajar tranquilamente”, completou o presidente do Detran.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.