;

Especiais

Economia| MT lidera produção de grãos no país, segundo IBGE; safra de soja deve chegar a 33 milhões de toneladas


Com inconformações do G1

Na safra 2020, Mato Grosso deve responder por 28% da produção nacional de grãos. O estado é seguido pelo Paraná (14,9%) e Rio Grande do Sul (14,3%). Com relação à safra de soja, Mato Grosso mantém a lidera e deve ser responsável por 26,9% do total produzido no país.

Esses números fazem parte de um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é que Mato Grosso colha 33 milhões de toneladas. Ainda segundo o IBGE, isso representa um crescimento de 2,2% em relação a 2019, em decorrência do aumento de 2,2% na área plantada.

O IBGE estima que a safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas em 2020 seja recorde, com a produção de 243,2 milhões de toneladas. Um aumento de 1,7 milhão de toneladas em relação a 2019.

Dos cinco produtos de maior importância para a próxima safra, apenas o milho 2ª safra apresentou estimativa de produção menor que em 2019, de 10,4%.

O levantamento aponta uma produção de 7,1 milhões de toneladas de algodão. Um crescimento de 2,7% em comparação com a safra de 2019. Segundo o IBGE, esse número representa novo recorde para a cultura.

Ainda de acordo com a estimativa, 1,7 milhão de hectares deve ser cultivados. Um aumento de 7,1% de área plantada.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.