;

Especiais

Cotidiano| Em 2019, mais de 250 mil pessoas solicitaram RGs em MT


G1

Em 2019, a Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica da Politec emitiu 251.826 documentos de identidade em Mato Grosso. Deste total, foram expedidos 242.869 cédulas e 8.889 cartões de identidade.


No período de janeiro a dezembro, na esfera criminal, foram registradas 1.429.209 consultas externas aos sistemas de identificação, e mais de 100.689 Certidões de Antecedentes Criminais.

Dentre os onze serviços realizados na área criminal, os mais solicitados na região metropolitana foi o exame de identidade em pessoas mortas (necropapiloscopia), com 832 atendimentos; além de 4.270 coletas de impressões digitais para verificação de autenticidade na audiência de custódia e 26.396 cadastros de identificação criminal de custodiados.

O ano passado foi marcado por mudanças significativas na área da identificação técnica, como a implantação, em abril, do novo modelo de cédula de identidade, e posteriormente, em junho, com o lançamento do cartão de identidade, conforme modelo padrão estabelecido pelo Decreto Federal nº 9.278, de 5 de fevereiro de 2018.

A informatização no atendimento atingiu a cobertura de 65% da demanda por documentos de identidade que passaram a ser realizados pelos kits de captura biométrica, permitindo o envio imediato das informações dos requerentes para a etapa de análise e conferência dos dados, garantindo maior celeridade no processamento e entrega do documento.

O diretor metropolitano de Identificação Técnica, Aílton Silva Machado, aponta que as metas alcançadas no ano passado, como a terceirização do processo de impressão que passou a ser realizada por uma indústria especializada em São Paulo, impactaram positivamente em ajustes nos bancos de dados, na otimização do envio de dados biográficos e biométricos e na maior segurança na impressão dos documentos.

Para o ano de 2020, a Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica planeja aumentar o número de postos com atendimento biométrico, retornar com o serviço de SMS com o envio de informações do status da solicitação da carteira de identidade, disponibilizar ferramenta de validação biométrica e a digitalização do arquivo de prontuários civis.

Atualmente a instituição possui um arquivo físico com mais de três milhões de prontuários civis decorrentes de solicitações de RGs em todo o estado. A partir da digitalização dos processos, a Politec passará a ter um banco de dados biométricos para pesquisa, auditoria e consulta que irá dinamizar o trabalho de análise e confronto realizado pelos papiloscopistas para atestar a identificação dos cidadãos durante o processo de emissão dos documentos.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.