;

Especiais

Brasil| Bolsonaro chama documentário sobre impeachment de Dilma de ficção e “porcaria”


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou nesta terça-feira (14) o documentário “Democracia em Vertigem”, da cineasta brasileira Petra Costa. A obra é uma das indicadas ao Oscar 2020.


Em entrevista coletiva na saída do Palácio do Alvorada, o presidente classificou o filme de “ficção” e “porcaria”. As informações são do Portal Uol.

“Ficção. Para quem gosta do que o urubu come, é um bom filme”, ironizou ele. Questionado se havia visto o documentário, Bolsonaro respondeu: “Vou perder tempo com uma porcaria dessas?”.

O documentário de duas horas, dirigido por Petra Costa, retrata a polarização política do Brasil e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A obra está concorrendo ao prêmio na categoria “Melhor Documentário” e foi indicada junto a “American Factory”, “The Cave”, “For Sama” e “Honeyland”.

Nas redes sociais, Petra comemorou a indicação do filme. “Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia esperamos que esse filme possa ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias. Viva o cinema Brasileiro!”, escreveu a diretora.

O filme produzido pela Netflix teve sua estreia mundial em Sundance, em janeiro do ano passado, e depois disso percorreu um importante circuito de festivais.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.