;

Especiais

Mato Grosso| Governador assina exoneração de delegada condenada pela Justiça por improbidade administrativa


G1

O governador Mauro Mendes (DEM) acatou a decisão da Justiça e exonerou a delegada da Polícia Civil Anaíde Barros, lotada na Delegacia Especializada do Adolescente de Cuiabá. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do estado que circulou na sexta-feira (13).

O G1 tenta localizar a defesa de Anaíde Barros.

A exoneração tem efeito retroativo a 28 de fevereiro deste ano.


Além de perder o cargo, Anaíde pode pagar multa civil de R$ 71.615,44, conforme determinação da Justiça.

A intimação para cumprimento da decisão, que já havia sido proferida pela Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça em 06 de maio de 2014, é do juiz Francisco Rogério Barros, da Primeira Vara Especializada da Fazenda Pública de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.


Conforme o Ministério Público, no dia 7 de dezembro de 2005, Anaíde valeu-se da autoridade que lhe foi conferida em razão do cargo público, para praticar ato ilegal e arbitrário.

Na ocasião, segundo o MPE, foram apreendidos por uma equipe policial em duas bancas localizadas no Shopping Popular, 1.349 a 1.358 CD’s, DVD’s, respectivamente, e bolsas de marcas variadas. O material foi tido como de origem “pirata”, sendo apreendido, catalogado e encaminhado para a Unidade Regional de Criminalística de Rondonópolis para que fosse realizada a perícia técnica a fim de verificar a originalidade da mercadoria.

Conforme testemunhas, Anaíde estava de plantão e foi procurada por Nivaldo Duque dos Santos, dono de uma das bancas onde os policiais haviam apreendido materiais.

Eles conversaram por horas e Anaíde teria orientado Nivaldo a comprar material semelhante ao apreendido, mas original.

Nivaldo comprou o material e entregou a Anaíde, que compareceu pessoalmente na Gerência de Criminalística de Rondonópolis e efetuou a troca de material, fato consignado no respectivo ofício de encaminhamento.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.