;

Especiais

Alto Taquari| Secretário e Engenheira da prefeitura são conduzidos à delegacia após denuncia por suposta prática de peculato

Policial militar registrando o material apreendido.

Na última terça-feira (24), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso representado em Alto Taquari pelo Promotor de Justiça João Ribeiro da Mota, protagonizou mais um capitulo da luta contra a corrupção em nossa cidade. Apesar do recesso dos órgãos estaduais e municipais, o MPE está funcionando em caráter de plantão, o que possibilitou o atendimento a denúncia feita pelo vereador Ivan Borba.

Segundo narra o Boletim de Ocorrência nº 2019.383704, um caminhão baú estaria carregado de madeiras oriundas da reforma do telhado da Escola Municipal Elzinha Lizardo Nunes,  tendo como destino a cidade de Mineiros- GO. Diante a descoberta deste transporte, o então vereador Ivan Borba acionou a Polícia Militar e o Ministério Público. Ainda de acordo com informações contidas no B.O, ao chegarem até a Escola foi avistado o caminhão com várias madeiras dentro dele. Diante o flagrante, o motorista do caminhão, o secretário de obras e a engenheira do município foram encaminhados para Delegacia onde prestaram depoimentos e foram liberados. A madeira foi apreendida e depositada no pátio no Almoxarifado Municipal.

Há informações que servidores também  estariam coletando os materiais , estas pessoas serão identificadas e autuados.

De acordo com o Promotor de Justiça, João Mota, será investigado todos os trâmites, desde a licitação, celebração e cláusulas do contrato e, se confirmado as irregularidades no transporte e doação destas madeiras, os envolvidos responderão pelo crime de peculato.  

O que é peculato ?
O crime de peculato é definido pelo Código Penal (artigo 312) como a apropriação, por parte de um funcionário público, de um bem a que ele tenha acesso por causa do cargo que ocupa.

É importante notar que o crime nem sempre envolve bens públicos: se o funcionário público cuida de um bem particular por causa do seu trabalho e se apropria dele (por exemplo, bens confiscados), também está cometendo peculato.

A pena para quem comete peculato é de 2 a 12 anos de prisão e multa.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.