;

Especiais

Alto Taquari| Na tentativa de impressionar colegas homem ameaça juiz e acaba sendo preso

Comarca de Alto Taquari.Foto: Geovane Timóteo
Um homem identificado apenas como Marcos foi preso no último domingo (10), após ameaçar Juiz de Direito da Vara Única da Comarca de Alto Taquari, Fábio Alves Cardoso. O magistrado estava em um momento de lazer com sua família no Parque de Diversão instalado próximo ao Lago Municipal.

De acordo com as informações que constam no Boletim de Ocorrência, o suspeito teria abordado um homem (testemunha) apontando para a vítima perguntando se ela era o juiz, que após a testemunha confirmar a informação, o suspeito teria dito “eu vou pegar ele depois”.

Para a surpresa do suspeito, o homem que deu as informações tem parentesco com o magistrado e que em seguida contou o ocorrido para a esposa da vítima. 

De acordo com a narrativa, a esposa ao tirar uma foto registrando o momento de lazer, quando foi olhar a foto, percebeu que ao fundo o suspeito estava fazendo gesto obsceno com os dedos. Após isto a vítima foi comunicado e acionou a Polícia Militar que prendeu o homem e o conduziu até a Delegacia.  

Aos polícias o suspeito justificou que estaria apenas querendo “impressionar outras pessoas que estavam próximas”.

O suspeito foi liberado e responderá pelo crime de ameaça. 

Crime de Ameaça

O crime de ameaça é previsto no artigo 147 do Código Penal e consiste no ato de ameaçar alguém, por palavras, gestos ou outros meios, de lhe causar mal injusto e grave e, como punição, a lei determina detenção de um a seis meses ou multa.

A promessa de mal pode ser contra a própria vítima, contra pessoa próxima ou até contra seus bens.

A ameaça é considerada um crime de menor potencial ofensivo, por isso é apurado nos juizados especiais criminais, e o condenado poder ter a pena de prisão substituída por outra pena alternativa, como prestação de serviço à comunidade, pagamento de cestas básicas a alguma instituição, dentre outras.

Para a ocorrência do crime não precisa que o criminoso cumpra o que disse, basta que ele tenha intenção de causar medo e que a  vítima se sinta atemorizada.

Código Penal  - Decreto-Lei No 2.848, de 7 de dezembro de 1940.

Ameaça

        Art. 147 - Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave:

        Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

        Parágrafo único - Somente se procede mediante representação



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.