;

Especiais

Alto Garças| Gestão Fiscal de Alto Garças é a 2ª melhor do estado segundo a Firjan

Foto: Divulgação
O Documento
Três em cada quatro municípios brasileiros apresentam gestão fiscal em dificuldades ou crítica. E um terço das cidades do país não se sustenta, já que a receita gerada localmente não é suficiente para custear a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura. Os alertas são da edição 2019 do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), lançado no dia 31, pela Firjan.
Apesar de todos estes números negativos, o município de Alto Garças aparece na 2º colocação em Mato Grosso e 36º lugar no Brasil. O indicador, com base em números de 2018, mostra o desempenho municipal nos setores de IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimentos.
Município com uma população estimada em 2017 de 11.532 habitantes, Alto Garças é atualmente administrado por um Professor e uma Engenheira.
Para o Prefeito Claudinei Singolano esta é uma realidade que todos tem sentido nas ruas, nos bairros. “Andamos pela cidade e vemos como o povo esta contente; É mais Saúde para nosso povo, é mais Educação, é mais Esportes e Lazer, é mais Obras, é mais salas na Creche, é mais estradas para os produtores, é mais obras sendo acabadas, enfim, tudo que fazemos é para melhorar a vida do nosso povo. Por isso que eu e a nossa Vice Adelaide estamos lutando para que cada dia mais Alto Garças se orgulhe de ter tido um Professor e uma Engenheira como Gestores. Esta Gestão esta empenhada em reduzir gastos, controlar e colocar as contas em ordem, aumentar a capacidade de investimentos e tornar nossa cidade uma cidade melhor. Temos trabalhado muito e vamos mostrando os resultados”. Ressaltou o Prefeito.
Segundo a Vice Prefeita Adelaide Hermes Ribeiro este Ranking que Alto Garças alcançou em 2ª Lugar no Estado é a prova de muitos dias de lutas, “Sabíamos do desafio que seria enfrentado e não nos entregamos, foram muitos dias de lutas, discussões, stress, cansaço mas o engajamento de toda a equipe desta Gestão fez a diferença. Por isso somos sabedores de que muito ainda a por vir e que a luta não para”. Relatou a Vice Prefeita.
No Brasil, segundo esses dados, 74% das prefeituras apresentam gestão fiscal difícil ou crítica. 
A pontuação é a média das notas alcançadas nos quatro setores.
A pontuação máxima é 1.000. De 0,0 a 0,4 a administração é considerada Crítica; de 0,4 a 0,6, Com Dificuldade; de 0,6 a 0,8, Boa Gestão; e de 0,8 a 1,0, De Excelência.
Mato Grosso:
1º São Félix do Araguaia 0,9077 (35º nacional)
2º Alto Garças 0,9042 (36º nacional)
3º Nova Xavantina 0,9004 (42º nacional)
4º Santo Antônio do Leste 0,8981  (45º nacional)
5º Castanheira 0,8928 (50º nacional)
6º Nova Canaã do Norte 0,8928 (55º nacional)
7º Tabaporã 0,8756 (69º nacional)
8º Sapezal 0,8756 (73º nacional)
9º Santa Rita do Trivelato 0,8708 (78º nacional)
10º Nova Bandeirantes 0,8651 (84º nacional)
Não forneceram dados:
Alto Boa Vista, Torixoréu, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Rosário Oeste, Bom Jesus do Araguaia, Rondolândia, Chapada dos Guimarães, São José do Povo, Reserva do Cabaçal, Ponte Branca, Gaúcha do Norte e Poconé.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.