;

Especiais

Esporte| Investigação pode tirar Manchester City da Liga dos Campeões

Com informações do Notícias ao Minuto 

A Uefa confirmou nesta quinta-feira que investiga o Manchester City por suspeitas de infrações às regras do Fair Play Financeiro. A entidade que rege o futebol europeu enviou o caso para um painel de juízes, que podem punir o atual bicampeão inglês até com a exclusão da Liga dos Campeões.
De acordo com a Uefa, o caso será analisado pela câmara adjudicatória pela Club Financial Control Body (CFCB), órgão responsável por julgar clubes acusados de infringir o Fair Play Financeiro. A entidade não revelou se enviou alguma recomendação à câmara. Não há prazo para o fim da investigação.

O investigador que será responsável pelo caso será Yves Leterme, ex-primeiro-ministro da Bélgica. Outro integrante do grupo é o português José Narciso da Cunha Rodrigues, que também faz parte da Corte Europeia de Justiça, sediada em Luxemburgo.
O Manchester City é acusado de quebrar as regras relativas ao faturamento, ao gasto com transferências de jogadores e aos salários. Uma das possíveis punições, em caso de condenação, é a exclusão da próxima edição da Liga dos Campeões, a principal competição de clubes do mundo.
O painel de investigação de finanças dos clubes da Uefa abriu a investigação em março, levando em conta as informações publicadas pelo Football Leaks, iniciativa jornalística coletiva. Documentos internos do City e e-mails entre executivos do clube foram publicados por uma série de reportagens lideradas pela revista alemã Der Spiegel.
De acordo com a reportagem, integrantes da diretoria do clube enganaram a Uefa por vários anos por ocultar que parte das receitas, que deveriam vir de acordos de patrocínio, vinham na verdade dos próprios proprietários do clube. As regras da Uefa limitam a injeção de dinheiro por parte dos donos.
Há suspeitas de que estes documentos, que foram a fonte das reportagens, foram roubados ou mesmo alvo de hackers. Mas o Manchester City nunca contestou a autenticidade deles. Nesta quinta, porém, o clube se manifestou logo após o anúncio da Uefa. E classificou o caso de "insatisfatório" e chamou o procedimento de "hostil".
"O Manchester City está totalmente confiante em um resultado positivo quando o assunto é considerado por um órgão judicial independente. A acusação de irregularidades financeiras continua a ser totalmente falsa e a consulta do CFCB ignora um conjunto abrangente de provas irrefutáveis fornecidas pelo Manchester City FC à câmara", afirmou o clube, em nota.
No início desta semana, a agência de notícias Associated Press informou que autoridades do clube não estavam cooperando adequadamente com os investigadores da Uefa. Se punido, o clube inglês poderá recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês).

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.