;

Especiais

Geral| Mais de 120 idosos sofreram agressão física nos dois primeiros meses do ano em MT


Com informações do G1 MT

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) apontam que nos meses de janeiro e fevereiro deste ano foram registrados 124 casos de agressões físicas a idosos no estado. Os casos poderiam ser ainda maiores se fossem denunciados. Em 2018 foram 128 casos e, em 2017, 127.

Um caso recente de agressão ocorreu no dia 2 deste mês, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. O filho de 45 anos foi preso por agredir a própria mãe de 73 anos. Os vizinhos ouviram os gritos de socorro e chamaram a polícia. A idosa teve lesões no rosto, no pescoço e a dentadura quebrada.


As agressões teriam começado quando a idosa serviu o jantar para o filho, que estava alcoolizado e começou a bater na mãe, a segurando pelo pescoço. Ele só parou quando houve interferência do sobrinho de 24 anos.

No dia 8 de novembro de 2018, de acordo com o boletim de ocorrência, um idoso de 71 anos foi agredido pelo enteado de 26 anos dentro de casa, ele teve o nariz quebrado e lesão no olho esquerdo durante as agressões. Os vizinhos fizeram a denúncia depois de ouviram a briga. A polícia chegou no local e encontrou o idoso todo ensanguentado. O jovem foi preso em flagrante.

O advogado Bruno de Castro afirma que é preciso atenção e responsabilidade em relação aos idosos

‘’Há a necessidade de políticas públicas de educação para esclarecimento da população sobre as fragilidades e dificuldades que os idosos têm. E dentro desse contexto conseguir conscientizar a população e a legislação’’, declarou.

Também foram registrados 33 casos de maus-tratos neste ano; 31 em 2018 e 27 em 2017.

A Polícia Civil estima que o número de casos seja ainda maior, porque algumas agressões cometidas a idosos não são denunciadas, pois na maioria das vezes o agressor é alguém da própria família ou conhecido. Nesses casos a denúncia anônima é muito importante.
  
Denúncias de agressões podem ser feitas pelo Disque 100 ou 190 da Polícia Militar. As ligações são gratuitas e também reportadas ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi) e aos conselhos municipais ao idoso.

Galeria V3


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.