;

Especiais

Geral| Seca em lavouras de algodão em MT pode comprometer produtividade, dizem agricultores


Do G1

A falta de chuva pode comprometer a produtividade de algumas lavouras de algodão na região sudeste de Mato Grosso. Em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, a oscilação do tempo tem preocupado os agricultores. No município, algumas propriedades a chuva veio em bom volume enquanto em outras faltou.

Uma cena foi comum em algumas propriedades no mês de janeiro e começo de fevereiro: o tempo fecha, as nuvens aparece, mas a chuva não vem.

Uma das fazendas em Campo Verde destinou 420 hectares para o plantio de algodão. Essa é a primeira vez que a propriedade investe na cultura.

Galeria V3

“Agora, é torcer para que essa chuva se prolongue nos próximos meses, março e abril, pra gente garantir ponteira e ter uma boa colheita futuramente pra poder entregar esses contratos”, afirmou a produtora Vitória Cimadon.

A expectativa da produtora é colher cerca de 250 arrobas de algodão por hectare. Mas como faltou chuva num momento tão importante para o desenvolvimento da planta, essa previsão pode mudar.


Na propriedade, choveu 65 milímetros no primeiro mês do ano. Bem menos do que em janeiro do ano passado, quando foi registrado 262 milímetros.

O levantamento foi feito pelo gerente da propriedade, que acompanha diariamente o baixo volume.


A oscilação do tempo nessa região chama atenção. Em outra fazenda, também em Campo Verde, que fica a 80 km da outra, a chuva veio em bom volume e favoreceu o desenvolvimento da lavoura.

Mesmo com essa oscilação no tempo, Mato Grosso deve produzir nessa safra cerca de 4,3 milhões de toneladas de algodão. Um aumento de 33% a mais em relação a safra passada.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.