;

Especiais

Economia| No 'vermelho', MT faz parte da lista dos 7 estados que vão começar o ano em crise financeira


Com informações do G1

Um levantamento realizado pela Tendências Consultorias Integrada, divulgado na sexta-feira (14), aponta que Mato Grosso está entre os setes estados brasileiros que vão começar a nova gestão em crise financeira.

Para avaliar a situação fiscal de cada estado, os analistas deram notas de 0 a 10 com base em dados do Tesouro Nacional.

A base de avaliação foi seis indicadores das contas públicas: endividamento; poupança corrente, liquidez, resultado primário, despesa com pessoal e encargos sociais e investimentos.

Cada item recebeu um peso diferente e, em seguida, foi feita uma média para cada unidade da federação.

Galeria V3
Mato Grosso teve nota entre 2 e 4, que considera a situação fiscal muito fraca. Bahia, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Sergipe e Pernambuco receberam a mesma nota.

Assim como Mato Grosso, esses estados enfrentam problemas com a folha de pagamento dos servidores e endividamento.

O governador eleito Mauro Mendes (DEM), afirmou que o orçamento para o exercício de 2019 já está comprometido, com dívidas em torno de R$ 1,8 bilhão.

Exemplo do Espírito Santo
Entre os estado com boa avaliação está o Espírito Santo, considerado um exemplo positivo. No entanto, na condução das contas públicos, o governo do Espírito Santo não escapou dessa regra. O estado reduziu os gastos com servidores, mas teve de segurar boa parte dos investimentos para conseguir equilibrar as contas.

"Em 2015, logo ao assumir, o novo governo assinou um decreto que determinava 20% na redução de custeio, suspensão dos concursos e diminuição de cargos comissionados", diz o secretário de Fazenda do Espírito Santo, Bruno Funchal.

Com as mudanças, a administração do Espírito Santo inverteu uma tendência de crescimento das despesas de 10% ao ano para uma queda de 10% ao ano. "O investimento baixo é uma consequência da política de aumento de pessoal que vinha sendo tocada", diz Funchal.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.