;

Especiais

Esporte| Corinthians x São Paulo: futuro de Jair Ventura e Diego Aguirre passa pelo clássico deste sábado


Com informações Globo Esporte

O último clássico entre Corinthians e São Paulo no ano, neste sábado, às 17h (de Brasília), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, pode ter um peso diferente para o futuro dos técnicos Jair Ventura e Diego Aguirre. A chance de demissão é praticamente zero, mas a pressão sobre eles só aumentará em caso de um resultado negativo.

Com números ruins à frente do Corinthians após 13 jogos (33,3% de aproveitamento), Jair precisa reagir com urgência.

A equipe está em 12º no Brasileirão com 39 pontos, a cinco da zona do rebaixamento. Ele é criticado por torcedores, que não veem no técnico a capacidade suficiente para fazer o time evoluir. O vínculo atual vai até o fim de 2019.

A diretoria concorda que o elenco tem carências, pondera que ainda se trata de um início de trabalho, mas também não garante a continuidade. A análise é que é preciso melhorar ainda neste ano.

– Os números são baixos, ele sabe que está mal. Lógico que é ruim – disse o presidente Andrés Sanchez em entrevista coletiva na quinta-feira.

– Garantido nem eu estou, tem um monte de técnico sofrendo impeachment. Mas não é justo falar do Jair agora. Nosso time não está bem, tem seis jogos para recuperar. Não vamos ser campeões, mas vamos trabalhar para sair dessa situação – projetou.

Mesmo sem a segurança de ficar para o ano que vem, Jair Ventura tem participado de todo o planejamento, listando necessidades e aprovando reforços. Assim como Diego Aguirre.

Quando o São Paulo disparou rumo à liderança do Campeonato Brasileiro, logo depois da pausa da competição para a Copa do Mundo, a diretoria chegou a se reunir Aguirre para tratar da renovação de contrato. O vínculo do treinador com o Tricolor vai até dezembro.

As partes se mostraram otimistas em relação à continuidade na ocasião. Mais do que isso: o fato de Óscar Tabárez renovar contrato na seleção uruguaia, que estava de olho em Aguirre, fez a diretoria tricolor comemorar. Mas aí veio a brusca queda de produção no segundo turno.

Embora o trabalho de Aguirre ainda seja fruto de elogios pelo conjunto da obra, o rendimento abaixo do esperado na reta final do Brasileirão levantou dúvidas sobre a continuidade. Tanto que a diretoria deixará o assunto suspenso até o fim do Brasileirão, onde o time é quarto, com 57 pontos.

Recentemente, o diretor-executivo de futebol do São Paulo, Raí, desconversou quando perguntado sobre a renovação de contrato do técnico uruguaio, durante evento na Federação Paulista.

– Nosso planejamento continua o mesmo. Temos segurança e certeza que vamos fazer um bom fim de temporada. Conversamos alguns meses atrás (sobre a renovação), fomos levando e sabemos que agora o objetivo principal é conseguir num grande final de temporada – disse Raí.

De 2017 para 2018, Dorival Júnior permaneceu no comando da equipe depois de livrar o time do rebaixamento. Três meses depois, no entanto, ele foi demitido. Mais tarde, a permanência de Dorival foi considerada um erro pela direção. E o clube não quer repetir essa experiência.

Veja as informações de Corinthians x São Paulo

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data e horário: sábado, às 17h (de Brasília)
Escalação provável do Corinthians: Cássio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Carlos Augusto; Ralf e Douglas; Romero, Jadson e Pedrinho; Danilo.
Desfalques do Corinthians: Renê Júnior (lesão no joelho esquerdo) e Sergio Díaz (dores no joelho direito)
Pendurados do Corinthians: Sheik, Douglas, Pedro Henrique e Paulo Roberto
Escalação provável do São Paulo: Jean, Bruno Peres, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Liziero; Everton, Gonzalo Carneiro e Diego Souza.
Desfalques do São Paulo: Luan (entorse no tornozelo direito) e Rojas (cirurgia no joelho direito)
Pendurados do São Paulo: Anderson Martins, Carneiro, Edimar, Rojas, Liziero e Tréllez
Arbitragem: Rodolpho Toski Marques (Fifa), com auxílio de Bruno Boschilia (Fifa) e Victor Hugo Imazu dos Santos, todos do PR
Tempo real: no GloboEsporte.com, a partir das 15h



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.