;

Especiais

Economia| Antes do fim do plantio, agricultores já venderam mais de 30% da soja cultivada em MT, diz Imea


Com informações do G1

Mais de 30% da safra de soja em Mato Grosso já foi comercializada antes do fim do plantio do grão, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O aumento no preço da saca do grão e a instabilidade econômica auxiliaram para a comercialização antecipada das lavouras.

Em uma propriedade localizada em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, cerca de mil hectares de soja foram plantados na segunda quinzena de setembro. O produtor Adair da Rocha contou que 35% da produção já foi vendida, sendo 30% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

“Nós saímos na frente devido à instabilidade do mercado. Os preços estavam oscilando, então esperamos que os custos fossem bons”, disse.

Cada saca de soja está sendo vendida a R$ 75. O preço da saca do grão teve aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o gestor técnico do Imea, Paulo Ozaki, cerca de 33% das lavouras do estado já foram vendidas, o que representa um aumento de 12% em comparação a outubro de 2017.

“Tivemos preços melhores e isso estimula tanto o aumento de área, como a comercialização antecipada”, contou.

Em outra fazenda em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, cerca de 70% da safra foi comercializada. Além do aumento de preço do grão, a oscilação do dólar ajudou nas vendas.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.