;

Especiais

Alto Taquari| Por erro no edital, prefeitura cancela processo seletivo


A Prefeitura Municipal de Alto Taquari publicou na quinta-feira (01), um aviso comunicando a anulação da Tomada de preço Nº 008/2018 que teria como finalidade a contratação da empresa que realizaria o Processo Seletivo Municipal. As provas estavam previstas para serem aplicadas até o final deste ano.  

De acordo com informações, o cancelamento teria ocorrido logo após o Tribunal de Contas de Mato Grosso- TCE entrar em contato com a prefeitura alertando que no edital haveria cargos que não poderiam ser ofertados através de Seletivo Público. 

Diante as divergências, o prefeito Fábio Mauri Garbugio com fundamento no Artigo  49 da Lei 8.666/93, promoveu a anulação do mesmo. 

Há rumores que este Processo Seletivo ocorra no primeiro semestre de 2019.

Confira na integra o que diz o comunicado


Qual a diferença entre concurso e processo seletivo?


Concurso Público


A primeira regra desta modalidade é criar cargo efetivo após o estágio probatório. Passados três anos desde a investidura, o servidor já passa a ter a tão sonhada estabilidade.
Sua constituição é por prova objetiva e, ainda, discursiva, prática ou didática, teste de aptidão física, além de entrevista e análise de títulos, dependendo do cargo pretendido. As etapas podem ter caráter eliminatório ou classificatório.
O objetivo do concurso público é criar vínculo efetivo com o servidor. Este só poderá ser desligado em casos graves de desvios quando, então, geram demissão por justa causa.

Processo seletivo simplificado

Esta modalidade é destinada à contratação temporária nos casos em que haja excepcional interesse público. Normalmente, é feito quando há urgência em contratações.
Seu processo de seleção é mais simples, podendo ser constituído, apenas, por análise de títulos. Mas, há casos em que são aplicadas provas e entrevistas.
Para que a seleção seja feita, devem ser considerados itens como necessidade temporária de interesse público, tempo determinado ou interesse excepcional.


Fonte: Edital Concurso Brasil