;

Especiais

Saúde| 58% dos adolescentes em MT consomem produtos industrializados, aponta Ministério da Saúde


Com informações do G1

Um levantamento do Ministério da Saúde apontou que 58% dos adolescentes de Mato Grosso consumem produtos industrializados regularmente, como macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado. Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (17).

Para o Ministério da Saúde, os adolescentes de Mato Grosso estão se alimentando mal. Os dados foram obtidos pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) em uma pesquisa feita em 2017 nos adolescentes acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, 39% desses jovens ingeriram hambúrguer e/ou embutidos; e 46% biscoitos recheados, doces ou guloseimas. Os números foram apresentados na terça-feira (16), em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, e vem como um alerta para a má alimentação por esta parcela da população.

Em geral, os dados revelam que adolescentes com obesidade aos 19 anos têm 89% de chance de serem obesos aos 35 anos.

Quando se observa por sexo, os percentuais mostram que o consumo de industrializados, fast foods e alimentos doces recheados/guloseimas não se diferenciam muito, sendo um pouco maior nos meninos de Mato Grosso.

O primeiro grupo de alimento, por exemplo, é consumido por 54% delas, enquanto os adolescentes representam 60%. O consumo de alimentos do segundo grupo de alimentos é de 51% dos jovens do sexo masculino e 45% do feminino. Já os recheados, são preferência de 48% deles e 44% delas.

O balanço de acompanhamento, também, trouxe dados por região, que mostram que 54% dos adolescentes do Centro-Oeste consumiram produtos industrializados, como macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado; 37% consumiram hambúrguer e/ou embutidos e 39% biscoitos recheados, doces ou guloseimas.

A região Norte apresenta o menor percentual. Já o Sul do país é o que apresenta a maior quantidade de jovens consumindo hambúrguer e/ou embutidos; macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado, com 54% e 59% respectivamente.

Quando o assunto são biscoitos recheados ou guloseimas, a região Sul, também está na frente (46%), mas empatada com os jovens nordestinos (46%).

Os maus hábitos à mesa têm refletido na saúde e no excesso de peso dos adolescentes, no Brasil. Números da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE) trouxeram que 7,8% dos adolescentes das escolas entre 13 e 17 anos estão obesos, sendo maior entre os meninos (8,3%) do que nas meninas (7,3%).

O Sisvan revela que 8,2% dos adolescentes (10 a 19 anos) atendidos na Atenção Básica em 2017 são obesos.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.