;

Especiais

Eleições 2018| Detentos de MT não devem votar nas eleições 2018


Com informações do G1

Nenhum detento das unidades prisionais de Mato Grosso manifestou interesse em votar no próximo domingo (7), segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Ainda segundo a Sejudh os presos provisórios são que têm direito ao voto. No entanto, para que uma urna fosse disponibilizada em uma unidade prisional, pelos menos 30 detentos teriam que manifestar o interesse em votar. O que não ocorreu.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os detentos são questionados em março sobre interesse em participar das eleições. Caso algum deles requeira o direito ao voto, o TRE providencia os documentos para torná-lo apto a votar, no dia das eleições, em outubro.

Na pesquisa feita este ano, segundo o TRE, nenhum preso optou pelo voto.

Uma das justificativas para isso, segundo a Sejudh é que, muitos preferem não ter documentação regular ou fornecer o endereço.

No caso dos presos condenados, em regime fechado, por estarem em inconformidade com a lei, perdem os direitos, inclusive de votar.

Atualmente, Mato Grosso tem 11.600 presos, distribuídos nas 55 unidades prisionais do estado.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.