;

Especiais

Policial| Sete mulheres são assassinadas por mês em Mato Grosso neste ano


Do G1

Quarenta e sete mulheres foram assassinadas entre os meses de janeiro e julho deste ano, em Mato Grosso, o que corresponde a sete mortes por mês. Na maioria dos crimes, os autores são parentes, ex-namorados e ex-maridos, segundo a Polícia Civil.

A assistente social Nilza do Amaral lamenta a perda da irmã Izabel do Amaral, de 33 anos, assassinada no mês de fevereiro deste ano pelo ex-namorado, que não aceitava o fim do relacionamento.

"Primeiro, ele a agrediu e ela saiu correndo, mas lembrou da filha de dois anos e voltou. Quando ela voltou até o quarto, ele a arrastou pelos cabelos", disse. Em seguida, a vítima foi degolada.

Em Mato Grosso, o número de vítimas de homicídio doloso (quando há intenção de matar), aumentou 20%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 39 casos de feminicídio.

Estudos indicam que, na maioria dos casos de feminicídio, a morte é resultado de uma violência progressiva. No início, o agressor desrespeita e depois agride a mulher.

O feminicídio é um crime de gênero cometido contra mulheres, quando há violência doméstica e familiar, e menosprezo ou discriminação à condição da mulher. A lei foi incluída no Código Penal como uma modalidade de homicídio qualificado e entrou em vigor no dia 9 de março de 2015.


Só na delegacia da Polícia Civil, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, tramitam cerca de dois mil inquéritos e apenas nos casos mais graves as vítimas pedem medidas protetivas, segundo o delegado Cláudio Álvares Santana.

"Com a medida protetiva, o agressor não pode se aproximar da vítima. O suspeito também não pode ter qualquer tipo de contato e se ele tiver posse ou porte de arma ele terá esse poder restringido", afirmou.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) implantou o processo judicial eletrônico nas duas varas de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, na Comarca de Cuiabá, conforme a desembargadora Maria Erotides Kneip.

"No primeiro dia que nós lançamos a medida protetiva eletrônica, o juiz definiu a medida e demorou 15 minutos na hora que ela protocolizada até a hora que foi definida e expedido o mandado", contou.

Para a defensora pública Rosana Leite Barros, todas essas ações só devem ter eficácia se a mulher denunciar os agressores.

"A mulher tem que acreditar sim que a ameaça é real e que o homem conhece a sua rotina e que ela precisa fazer a denúncia", avaliou.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.