;

Especiais

Veículo apreendido: o que fazer e a quem pedir ajuda?


Com informações do Maiscredit

Uma das medidas mais desagradáveis para quem possui carro é ter o seu veículo apreendido pela autoridade de trânsito, principalmente se depende do automóvel para exercer a sua profissão.

Você sabe quando é que isso realmente pode ocorrer? Neste artigo explicaremos tudo o que você precisa saber sobre a apreensão de veículos, bem como o que fazer e quem procurar nessas situações.

Quando o veículo pode ser apreendido?

A apreensão do veículo nada mais é do que uma forma de privar o proprietário em razão de uma infração cometida.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê alguns casos em que o automóvel pode ser apreendido, dentre eles:

  • dirigir sem possuir carteira de motorista ou a respectiva permissão;
  • utilizar o veículo para fazer manobras perigosas;
  • trafegar sem uma das placas do veículo;
  • disputar corridas;
  • transitar em velocidade superior à máxima permitida no local em mais de 50%;
  • usar de forma indevida o alarme do veículo;
  • falsificação da CNH ou do documento de identificação do veículo;
  • recusar entregar aos agentes de trânsito a habilitação, os documentos do veículo ou outros que forem exigidos por lei;
  • bloquear a via com o veículo;
  • empreender fuga da ação policial.
  • Uma vez cometidas essas infrações, certamente a autoridade policial irá apreender o veículo, não estando impedida, porém, de aplicar outras penalidades ao proprietário, como multas e pontuação na carteira de motorista.

O que acontece com o veículo?

Assim que o agente de trânsito ou a autoridade competente verificar uma das possibilidades em que é possível apreender o veículo, este será levado a um depósito ou, como é mais conhecido, a um pátio de veículos apreendidos.

Lá deverá permanecer, sob responsabilidade da autoridade que o apreendeu, até que o proprietário regularize a situação que levou à apreensão do veículo.

Durante o período em que o veículo estiver apreendido, também incidirá o valor da diária do pátio sobre o veículo. Ou seja: o proprietário deverá pagar, ao final, o valor conforme a quantidade de dias em que o veículo ficou no pátio.

Como regularizar as pendências?

Depende muito do motivo pelo qual o veículo foi apreendido pela autoridade.

Se forem pendências financeiras, você deverá pagá-las e, de posse dos comprovantes, procurar a autoridade para que esta verifique a quitação dos débitos e, em consequência, entregue-lhe um documento para liberação do veículo.

No entanto, se o motivo pelo qual foi apreendido é a falta de algum equipamento ou necessidade de reparos, antes da liberação esses problemas devem ser resolvidos.

Nesse caso, existem duas possibilidades: ou o reparo é feito no próprio pátio em que o veículo está apreendido ou, não sendo possível, a autoridade deverá liberar o veículo para o seu conserto, definindo um prazo para que o proprietário devolva o veículo ao depósito para verificação.

É importante observar que, neste último caso, o proprietário não poderá trafegar com o veículo até o local em que será feito o reparo.

A lei diz, expressamente, que o veículo será liberado na forma transportada, ou seja, será levado por meio de um guincho ou outro veículo hábil ao seu transporte.

Quem pode pedir a liberação?

A liberação do automóvel está condicionada à sua regularização. Isso inclui tanto o pagamento de taxas administrativas como o reparo de eventuais equipamentos.

Em resumo, você terá que resolver tudo aquilo que o agente de trânsito assinalar no auto de apreensão do veículo, que é o documento que lhe será entregue no ato da confiscação do automóvel.

Feita a regularização, quem poderá fazer o pedido de liberação, no caso de pessoa física, é o seu proprietário ou um procurador devidamente constituído pelo dono do veículo.

Se for pessoa jurídica, a liberação poderá ser requerida pelo representante legal, conforme especificado no contrato social, ou por um procurador da empresa.

Qual a documentação necessária?

Aqueles que podem pedir a liberação do veículo apreendido deverão comparecer à Ciretran competente munidos dos documentos pessoais, documentos do veículo e os comprovantes de pagamento de todas as taxas referentes ao veículo (impostos atrasados, multas e outros encargos legais).

Além do mais, se quem for retirar o veículo for procurador, deverá apresentar a procuração devidamente assinada e reconhecida em cartório pelo proprietário.

Outro ponto importante que deve ser observado é que, no caso de veículo de empresa,  o representante legal ou o procurador deverá ter em mãos, além dos documentos citados,  o contrato social original.

O ideal é que o interessado na liberação leve os documentos originais e também cópias simples, porque a grande maioria das Ciretrans solicita uma cópia simples e os originais para a conferência no ato.

Existe prazo para retirar do pátio?

Em relação a essa informação, o proprietário do veículo deve ficar muito atento, sob pena de perder o seu automóvel.

Antigamente, o prazo para retirar o veículo era de 90 dias, do contrário seria leiloado para o pagamentos dos encargos legais.

No entanto, há pouco tempo houve uma modificação no Código de Trânsito Brasileiro, reduzindo o prazo para 60 dias. Nesse sentido, se o proprietário não procurar o veículo em até 60 dias, ele será levado a leilão.

Os valores arrecadados com o leilão serão utilizados, entre outros, para custear o próprio leilão, os impostos do veículo e as despesas com remoção.

Se, depois de quitados os débitos, sobrar algum valor, deverá ser disponibilizado ao antigo proprietário, o qual deverá ser notificado em até 30 dias após o leilão para retirá-lo no prazo de cinco dias.

Se o valor não for retirado será destinado para fundos previstos no próprio CTB.

Está com o veículo apreendido?

Você pode perceber que a liberação de um veículo apreendido é um procedimento complexo, não é?

Nesse casos, se o proprietário tiver dúvidas se a apreensão é realmente permitida ou se não quiser fazer a liberação sozinho, é recomendável que procure um profissional qualificado.

Advogados ou empresas especializadas no assunto poderão verificar se o veículo apreendido realmente pode estar nessa situação, orientando o proprietário da melhor forma possível e promovendo a correta defesa de seus direitos.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.